Repensando a formação de professores e as práticas de ensino de ciências
Uma breve revisão
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1086Palavras-chave:
Formação continuada, Ensino investigativo, Ensino de ciências, Educação básicaResumo
Discutir sobre a formação de professores ainda é um tema bastante pertinente, ainda mais quando em pleno século XXI vivenciamos metodologias tradicionais. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender a formação de professores como forma de repensar as práticas para o ensino de ciências no ensino fundamental I. Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES, Google Scholar em maio de 2021. A busca permitiu a identificação de oito artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. A partir da análise dos dados foi possível verificar que 25% dos artigos apresentam a formação inicial dos professores dos anos iniciais como deficitária, 75% indicam que o ensino por investigação é uma estratégia pedagógica viável para ser desenvolvida no ensino de ciências e 62,5% apontam a necessidade de espaços formativos constantes para a formação dos professores. Portanto, foi possível concluir que a formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental ainda tem lacunas que precisam ser sanadas. É preciso repensar a formação continuada por meio de espaços formativos que promovam a reflexão da prática pedagógica.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.
CARRASCOSA, J. Análise da Formação Continuada e permanente dos professores de Ciências. In: MENEZES, L. C. (Org.). Formação Continuada de professores de ciências no contexto Ibero-americano. Campinas: Autores Associados. 1996. p. 59-70.
CARVALHO, A. M. P de. Prefácio. In: CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P; PRAIA, V.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, A. M. P de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 18(3), 765 794. 2018.
CAVALCANTE, Ana Elisabeth Dias Pereira; FRAIHA-MARTINS, France. Narrativas de professores que ensinam ciências nos anos iniciais: marcas de práticas e processos formativos na docência. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–ENPEC, v. 12, 2019.
DA CONCEIÇÃO, Alexandre Rodrigues; OLIVEIRA, Rosemeire da Silva Dantas; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de Ciências por Investigação: Uma Estratégia Didática para Auxiliar a Prática dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, 2020.
DE CARVALHO LEITE, Joici; JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães; RODRIGUES, Maria Aparecida. Argumentações de um grupo de professores acerca do uso de atividades investigativas. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 1, n. 1, 2018.
DE OLIVEIRA, André Luis; TIYOMI OBARA, Ana. O ensino de ciências por investigação: vivências e práticas reflexivas de professores em formação inicial e continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p65
MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; DA COSTA LOBATO, Sílvia Cristina. Análise da própria prática no ensino de ciências por meio de sequências investigativas (si) envolvendo noções de física com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 110, p. 66-85, 2020.
MOREIRA, Sueli Fagundes; BRICCIA, Viviane; BARRETO, Andréia Cristina Freitas. Articulação de três aspectos da formação continuada de professores no contexto do Ensino de Ciências por Investigação. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN – 25 a 28 de junho de 2019.
MOREIRA, S. F. (2018). Construção de competências e formação continuada de professores do Ensino Fundamental em Ilhéus, Bahia, a partir do Ensino de Ciências por Investigação. (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1995.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 17(spe), 49-67. Nov. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Adriana Carla Oliveira de Morais Vale
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.