Experiência mediatizada por grupo colaborativo

Formação/desenvolvimento profissional de professores de matemática no contexto amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1083

Palavras-chave:

Formação continuada, Desenvolvimento profissional, Professor de matemática, Comunidade de Aprendizagem docente

Resumo

Nesta comunicação são refletidos elementos de uma pesquisa-ação, realizada em meio a uma experiência mediatizada por um grupo colaborativo de professores(as) de Matemática, no período de 2016 a 2020. No contexto das reuniões/seminários do Grupo Colaborativo de Ensino de Geometria de Eirunepé (GCEGE) temos investigado o processo de produção, apropriação e ressignificação de saberes e práticas para o ensino-aprendizagem de Geometria, bem como a formação contínua e/ou o desenvolvimento profissional de professores(as) imersos às dificuldades geográficas, logísticas e estruturais que emergem do contexto amazônico. O modelo de reuniões/seminário do GCEGE se baseia em experiências de natureza similar, em especial, as do Grupo de Sábado (GdS), relatadas por Pinto (2002); Fiorentini e Jiménez (2003); Fiorentini (2004); e Fiorentini e Castro (2010). Neste caso, a pesquisa se constituiu da aplicação de questionários; de memorias dos pesquisadores (Mp), colaboradores (Mc) e do grupo (Mg); dos registros fotográficos e gravações audiovisuais. As falas dos professores(as) sobre os estudos colaborativos gestados no grupo evidenciaram a potencialidade das comunidades de aprendizagens de educadores matemáticos como espaços de reflexão, discussão, apropriação, produção e ressignificação de saberes e práticas e, consequentemente, formação e/ou desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

  • Francisco Leugenio Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM

    Doutorando em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / Polo UEA / Turma 2021. Professor EBTT - Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM - Campus Eirunepé.

  • Dr. Gilberto Francisco Alves Melo, Universidade Federal do Acre/UFAC

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação (Cap/UFAC) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre (MPECIn/UFAC).

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

Experiência mediatizada por grupo colaborativo: Formação/desenvolvimento profissional de professores de matemática no contexto amazônico. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 86–98, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1083. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1083. Acesso em: 21 dez. 2024.

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