Olimpíadas de matemática
O impacto na trajetória discente
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1679Palavras-chave:
Olimpíadas, Matemática, OPMat, Aprendizagem discenteResumo
As Olimpíadas de Matemática desempenham um papel importante na promoção do interesse pela disciplina, proporcionando desafios que estimulam o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes. Além de incentivar o aprendizado, esses eventos também oportunizam a participação ativa de acadêmicos e professores na organização e execução das atividades, fortalecendo a conexão entre ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, este artigo apresenta alguns resultados sobre o impacto do envolvimento de discentes na Olimpíada Pontagrossense de Matemática (OPMat), destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados coletados estão relacionados às etapas de organização e realização que envolvem a Olimpíada Pontagrossense de Matemática - OPMat. Como parte dos resultados, apresentamos as reflexões a partir de cada uma das fases em que o evento foi estruturado, ou seja: organização, correção das provas e cerimônia de premiação que contaram com a colaboração de acadêmicos extensionistas, bolsistas e voluntários. Nossos resultados apontam que a OPMat tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na medida em que envolve e desperta o interesse de estudantes e professores envolvidos neste processo. Acreditamos ainda que a premiação na olimpíada, serve como um estímulo para todos os envolvidos, na medida em que se reconhece o empenho e a dedicação daqueles que passam por ela.
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Referências
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