Olimpíadas de matemática

O impacto na trajetória discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1679

Palavras-chave:

Olimpíadas, Matemática, OPMat, Aprendizagem discente

Resumo

As Olimpíadas de Matemática desempenham um papel importante na promoção do interesse pela disciplina, proporcionando desafios que estimulam o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes. Além de incentivar o aprendizado, esses eventos também oportunizam a participação ativa de acadêmicos e professores na organização e execução das atividades, fortalecendo a conexão entre ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, este artigo apresenta alguns resultados sobre o impacto do envolvimento de discentes na Olimpíada Pontagrossense de Matemática (OPMat), destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados coletados estão relacionados às etapas de organização e realização que envolvem a Olimpíada Pontagrossense de Matemática - OPMat. Como‬ parte‬ dos‬ resultados,‬ apresentamos‬ as‬ reflexões‬ a‬ partir‬ de cada‬ uma‬ das‬ fases‬ em‬ que‬ o‬ evento‬ foi‬ estruturado,‬ ou‬ seja:‬ organização,‬ correção‬ das‬ provas‬ e‬ cerimônia‬ de‬ premiação‬ que‬ contaram‬ com‬ a‬ colaboração‬ de acadêmicos‬ extensionistas,‬ bolsistas‬ e‬ voluntários.‬ Nossos‬ resultados‬ apontam‬ que‬ a‬ OPMat‬ tem‬ contribuído‬ para‬ o‬ processo‬ de‬ ensino‬ e‬ aprendizagem‬ da‬ matemática‬ na‬ medida‬ em‬ que‬ envolve‬ e‬ desperta‬ o‬ interesse‬ de‬ estudantes‬ e‬ professores‬ envolvidos neste‬ processo.‬ Acreditamos‬ ainda‬ que‬ a‬ premiação‬ na olimpíada, serve como um‬ estímulo‬ para‬ todos‬ os‬ envolvidos,‬ na‬ medida‬ em‬ que‬ se‬ reconhece‬ o‬ empenho‬ e‬ a‬ dedicação‬ daqueles‬ que‬ passam por ela.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução às teorias e métodos. Porto. Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 maio 2024.

OBMEP. Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). OBMEP. Disponível em: http://www.obmep.org.br/pic.htm. Acesso em:18/09/2024

OBMEP.: Vagas Olímpicas Unicamp: 25% dos matriculados são da OBMEP. 2023. Disponível em: http://www.obmep.org.br/noticias.DO?id=844. Acesso em: 18/09/2024

OPMat. Regulamento. 2024. Disponível:

Disponível em: https://www2.uepg.br/opmat/regulamento/. Acesso em 18/09/2024

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Olimpíadas de matemática: O impacto na trajetória discente. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1679. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1679. Acesso em: 7 set. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)