Axiologia e Avaliação Educacional
Um mapeamento em publicações, grupos de pesquisa e componentes curriculares de programas de pós-graduação da Área de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1680Palavras-chave:
Axiologia, Avaliação Educacional, Mapeamento Sistemático, EnsinoResumo
Estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (GPEFOP) têm indicado a viabilidade de se utilizar referenciais axiológicos na compreensão da avaliação educacional, uma vez que avaliar a produção discente significa qualificá-la, ou seja, emitir um juízo de valor sobre ela. Neste sentido, pesquisas em Axiologia Relacional Pedagógica (ARP) têm demonstrado a influência dos sistemas valorativos/axiológicos na formação de professores e na educação escolar em geral. Assim, mediante pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa e de encaminhamentos metodológicos inspirados nas etapas do mapeamento sistemático, este artigo apresenta uma investigação realizada em publicações de periódicos, dissertações, teses, disciplinas, grupos e linhas de pesquisa vinculados à Área de Ensino, no que diz respeito à articulação entre a Axiologia e a avaliação educacional. As bases de dados visitadas compreenderam o Portal de Periódicos da CAPES, as páginas eletrônicas dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Área de Ensino, o Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), além de quatro periódicos de escopo temático especializado em avaliação. Utilizando termos descritores específicos, bem como critérios de inclusão e exclusão, o mapeamento evidenciou que a articulação da temática da avaliação educacional com a Axiologia ainda é um campo a ser explorado nas pesquisas da Área de Ensino, pois em todas as bases investigadas houve apenas a detecção de um Grupo de Pesquisa que possui duas linhas de investigação que contemplam tal articulação.
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Referências
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