Axiologia e Avaliação Educacional

Um mapeamento em publicações, grupos de pesquisa e componentes curriculares de programas de pós-graduação da Área de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1680

Palavras-chave:

Axiologia, Avaliação Educacional, Mapeamento Sistemático, Ensino

Resumo

Estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (GPEFOP) têm indicado a viabilidade de se utilizar referenciais axiológicos na compreensão da avaliação educacional, uma vez que avaliar a produção discente significa qualificá-la, ou seja, emitir um juízo de valor sobre ela. Neste sentido, pesquisas em Axiologia Relacional Pedagógica (ARP) têm demonstrado a influência dos sistemas valorativos/axiológicos na formação de professores e na educação escolar em geral. Assim, mediante pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa e de encaminhamentos metodológicos inspirados nas etapas do mapeamento sistemático, este artigo apresenta uma investigação realizada em publicações de periódicos, dissertações, teses, disciplinas, grupos e linhas de pesquisa vinculados à Área de Ensino, no que diz respeito à articulação entre a Axiologia e a avaliação educacional. As bases de dados visitadas compreenderam o Portal de Periódicos da CAPES, as páginas eletrônicas dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Área de Ensino, o Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), além de quatro periódicos de escopo temático especializado em avaliação. Utilizando termos descritores específicos, bem como critérios de inclusão e exclusão, o mapeamento evidenciou que a articulação da temática da avaliação educacional com a Axiologia ainda é um campo a ser explorado nas pesquisas da Área de Ensino, pois em todas as bases investigadas houve apenas a detecção de um Grupo de Pesquisa que possui duas linhas de investigação que contemplam tal articulação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Especialista em Bioética, Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PECEM, Bolsas CAPES). Docente efetivo do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, Campus Cornélio Procópio. Atua desde 2018 como consultor da Área de Ensino, na CAPES, e como avaliador ad hoc do CNPq desde 2022. Lidera o GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP. É, também, pesquisador do Grupo PENSA - Pesquisas em Ensino, Aprendizagem e Avaliação Educacional (UENP/CNPq) e do Grupo ECIMTEC - Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (IFPR - Londrina). Foi coordenador do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP) no período 2015-2019, editor-assistente da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE (2016-2020) e membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (2017-2019). Participou como coordenador de Área do PIBID (Ciências e Biologia) nos períodos 2014-2017 e 2018-2019. É responsável técnico do Laboratório de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (LAPEFP) da UENP. É coordenador institucional (UENP) e membro do Comitê Científico do NAPI Rede Paraná Faz Ciência - Clubes de Ciências. É vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Mestrado e Doutorado profissionais). É membro do Conselho Editorial e Científico da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) - ISSN 2526-9542. Coordena o Planetário da UENP desde setembro de 2024. Desenvolve pesquisas nas Áreas de Axiologia aplicada ao Ensino, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia), Divulgação Científica e Educação Científica e Tecnológica em configurações não formais de aprendizagem. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (Chamada CNPq N. 04/2021).

  • Kamila Tereza de Oliveira Gomes, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Estudante do curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq), desenvolvendo pesquisa na área de Ecologia. Integra o Laboratório de Ecologia aquática (LAVIDA) da UENP.

  • Priscila Caroza Frasson-Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000), mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Luiz Meneghel, Bandeirantes-PR. Tem experiência na área de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia, estágio supervisionado no ensino médio, onde ministra aulas desde 2003, para o curso de Ciências Biológicas na referida Universidade. Desde 2015 atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP (PPGEN), como professora da disciplina de Tendências Metodológicas de Ensino e como orientadora em nível de mestrado. Atua ainda na área de pesquisa em Educação para a Sexualidade e Educação Ambiental.

Referências

BATISTA, Márcia. Axiologia Relacional Pedagógica como fundamento para a avaliação em fases. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-publicacoes/ppgen-dissertacoes-defendidas/ppgen-dissertacoes-defendidas-5-turma-2020-2021/22848-marcia-batista/file. Acesso em 18 jul. 2025.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

KITCHENHAM, Barbara Ann. Procedures for performing Systematic Reviews. Keele: Keele University Technical Report TR/SE-0401, 2004.

LUCAS, Lucken Bueno. Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia. 2014. 285 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/axiologia-relacional-pedagogica-e-a-formacao-inicial-de-professores-de-biologia/. Acesso em 18 jul. 2025.

LUCAS, Lucken Bueno; PASSOS, Marinez Meneghello; Sergio de Mello. A não neutralidade axiológica do processo de formação inicial de professores de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 16, p. 499-520, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4475. Acesso em 18 jul. 2025.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem: Componente do Ato Pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em Educação: Questões Epistemológicas e Práticas. 6. ed. Salvador: Cortez, 2018.

MANOEL, Andressa Felício Coraiola. A avaliação da aprendizagem na perspectiva da Axiologia Relacional Pedagógica: uma proposta de formação inicial aos professores de Biologia. 2021. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-publicacoes/ppgen-dissertacoes-defendidas/ppgen-dissertacoes-defendidas-4-turma-2019-2020/20281-andressa-felicio-coraiola-manoel/file. Acesso em 18 jul. 2025.

PATRÍCIO, Manoel Ferreira. Lições de axiologia educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.

SACARDO, Milena. Um mapeamento em periódicos especializados na temática da Avaliação quanto à presença de Referenciais Axiológicos. 2021, 63f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, 2021.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Axiologia e Avaliação Educacional: Um mapeamento em publicações, grupos de pesquisa e componentes curriculares de programas de pós-graduação da Área de Ensino. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1680. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1680. Acesso em: 3 out. 2025.