Modelando uma coreografia
um olhar para o pensamento algébrico à luz da Teoria da Objetivação.
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1659Palavras-chave:
Anos Finais do Ensino Fundamental, Cantiga de Roda, Generalização de Padrões, Atividade de Modelagem MatemáticaResumo
Essa pesquisa teve como objetivo investigar indícios das formas de pensamento algébrico, identificadas segundo distintos meios semióticos de objetivação, expressos por estudantes no desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática. Analisamos os registros produzidos num 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública paranaense, durante uma atividade de Modelagem, com o tema cantiga de roda. Nos pautamos na Teoria da Objetivação como aporte teórico e metodológico e assumimos que o pensamento é multimodal, isto é, possui uma parte ideacional, que corresponde a imaginação e a fala interior, e uma parte material, referente aos gestos e outras manifestações observáveis. Esses elementos são denominados meios semióticos de objetivação e para identificá-los foi necessário gravar em vídeo as ações e falas dos estudantes durante a atividade, a fim de captar falas e movimentos condizentes com as formas de pensamento algébrico. A Modelagem foi assumida como método de ensino em que os estudantes constroem modelos matemáticos, que são representações do mundo real por meio da linguagem matemática. Os resultados obtidos apontam coerência entre os elementos semióticos identificados e as formas de pensamento algébrico: factual, contextual e padrão, o que reverbera o potencial da Modelagem para o desenvolvimento de diferentes formas de pensamento algébrico.
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