Modelando uma coreografia

um olhar para o pensamento algébrico à luz da Teoria da Objetivação.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1659

Palavras-chave:

Anos Finais do Ensino Fundamental, Cantiga de Roda, Generalização de Padrões, Atividade de Modelagem Matemática

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo investigar indícios das formas de pensamento algébrico, identificadas segundo distintos meios semióticos de objetivação, expressos por estudantes no desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática. Analisamos os registros produzidos num 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública paranaense, durante uma atividade de Modelagem, com o tema cantiga de roda. Nos pautamos na Teoria da Objetivação como aporte teórico e metodológico e assumimos que o pensamento é multimodal, isto é, possui uma parte ideacional, que corresponde a imaginação e a fala interior, e uma parte material, referente aos gestos e outras manifestações observáveis. Esses elementos são denominados meios semióticos de objetivação e para identificá-los foi necessário gravar em vídeo as ações e falas dos estudantes durante a atividade, a fim de captar falas e movimentos condizentes com as formas de pensamento algébrico. A Modelagem foi assumida como método de ensino em que os estudantes constroem modelos matemáticos, que são representações do mundo real por meio da linguagem matemática. Os resultados obtidos apontam coerência entre os elementos semióticos identificados e as formas de pensamento algébrico: factual, contextual e padrão, o que reverbera o potencial da Modelagem para o desenvolvimento de diferentes formas de pensamento algébrico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabrielly Giovana Pereira Senes Alfonso, Secretaria de Estado da Educação/PR

    Professora de Matemática formada no curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Matemática, pela Universidade Federal do Paraná Campus avançado de Jandaia do Sul. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá.

  • Bárbara Cândido Braz, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM - (2017), Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática, na mesma instituição e Licenciada em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (atual UNESPAR/ campus de Campo Mourão) (2011). É professora na Universidade Federal do Paraná - UFPR - campus avançado de Jandaia do Sul, desde 2015 e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - PPGECEMTE, na UFPR - Palotina. Atua na área de Educação Matemática, com interesse em Modelagem Matemática, Teoria Social da Aprendizagem e formação de professores em Comunidades de Prática. É membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Modelagem na Educação Matemática - GIEMEM (UEM) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEM (UFPR). Coordena/atua (n)o projeto de extensão ÁGORA/UFPR, do qual participam professores da Educação Básica, do ensino superior e estudantes da formação inicial em Matemática, desde o ano de 2020. É vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Matemática, Física e Química) da UFPR/Jandaia (2024-2026).

  • Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá

    Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (1996), doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro (2015). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá atuando como docente no Departamento de Matemática e no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e Matemática. Na UEM também exerceu os cargos administrativos de: chefe Adjunta do Departamento de Matemática de julho/2008 a junho/2012; coordenadora do curso de Matemática de julho/2012 a junho/2014, coordenadora do PROINTE: Programa de Integração Estudantil da UEM de março/2015 a setembro/2020 e diretora do Centro de Ciências Exatas da UEM de outubro/2020 a setembro/2024. É lider do grupo de pesquisa GIEMEM - Grupo Interdisciplinar de Estudos em Modelagem na Educação Matemática onde orienta dissertações e teses com foco na modelagem na Educação Matemática além de referenciais da Didática Francesa, Teoria Social da Aprendizagem, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores.

Referências

ALFONSO, G. G.P. S. O desenvolvimento do pensamento algébrico em atividades de modelagem matemática à luz da teoria da objetivação. Maringá, 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2024. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/416. Acesso em: 04 fev. 2025.

BIEMBENGUT, M. S. Qualidade de Ensino de Matemática na Engenharia: uma proposta metodológica e curricular. 1997. 175 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática: Mapeamento das Ações Pedagógicas dos Educadores de Matemática. Tese de Pós - Doutorado, USP, São Paulo - SP, 2003.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática e Implicações no Ensino e na Aprendizagem de Matemática. 2. ed. Blumenau: Edifurb, 2004.

BIEMBENGUT, M. S. 30 anos de modelagem matemática na educação brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 7-32, jul. 2009.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem no Ensino Fundamental. Blumenau: Edifurb, 2014.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: ciências e Matemática. São Paulo: Contexto, 2019.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

COELHO, F. U.; AGUIAR, Marcia. A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino. Estudos Avançados, v. 32, p. 171-187, 2018.

D’AMORE, B.; RADFORD, L.; BAGNI, G. T. Obstáculos epistemológicos e perspectiva sociocultural da matemática. 2017. GOMES, L.P da S.; NORONHA, C. A. Caracterização do pensamento algébrico na perspectiva da teoria da objetivação. Teoria da objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. MOREY, B. Abordagem semiótica na Teoria da Objetivação.

GOBARA, ST; RADFORD, L. Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de ciências e Matemática. Livraria da Física: São Paulo, 2020.

PAIVA, J. P. A. A. A Teoria da Objetivação e o desenvolvimento da orientação espacial no ensino-aprendizagem de geometria. 2019.

PLAÇA, J. S. V. O uso de Tecnologia Assistiva como artefato cultural no Atendimento Educacional Especializado para alunos cego ou com baixa visão. 2020.

RADFORD, L. Gestures, Speech, and the Sprouting of Signs: a semiotic-cultural approach to students' types of generalization. Mathematical Thinking And Learning, [S.L.], v. 5, n. 1, p.37-70, jan. 2003.

RADFORD, L. Semiótica y educación matemática. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Special Issue on Semiotics, Culture and Mathematical Thinking, 2006, p. 7-21.

RADFORD, L. Signs, gestures, meanings: algebraic thinking from a cultural semiotic perspective. In: CERME, 6., 2009, Lyon, França. Anais [...] . Lyon: INRP, 2009. p. 33 - 53.

RADFORD, L. Algebraic thinking from a cultural semiotic perspective. Research in Mathematics Education. v. 12, n. 1, 2010.

RADFORD, L. Early algebraic thinking: epistemological, semiotic, and developmental issues. ICME-12 Regular Lecture, Korea, p. 675-694, 2012.

RADFORD, L. The Progressive Development of Early Embodied Algebraic Thinking. Math Ed Res J, 2013. Disponível em:. Acesso em: 20 abr. 2023.

RADFORD, L. De la Teoria de la Objetivación. In: Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 7(2), 2014, p. 132-150. Disponível em:. Acesso em: 10 abr. 2022.

RADFORD, L. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas em Educação Matemática, v. 8, 2015.

RADFORD, L. Saber y conocimiento desde la perspectiva de la Teoría de la Objetivación. In: D’AMORE, B.; RADFORD, L. (Orgs.). Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá: Editorial UD, 2017a, p. 97-114.

RADFORD, L. Aprendizaje desde la perspectiva de la Teoria de la Objetivación. In: D’AMORE, B.; RADFORD, L. (Orgs.). Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá: Editorial UD, 2017b, p. 115-136.

RADFORD, L. The emergence of symbolic algebraic thinking in primary school. In: KIERAN, Carolyn (Org.), Teaching and learning algebraic thinking with 5 to 12 years olds: The global evolution of an emerging field of research and practice. New York, 2018a, p. 3-25.

RADFORD, L. Saber e conhecimento. Notas de aula 3. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2018b, texto inédito.

RADFORD, L. Un recorrido a través de la teoria de la objetivacion. In: GOBARA, S.; T.; RADFORD, L. (Orgs.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, Brazil: Livraria da Física, 2020, p. 15-42.

SILVA, J. G. da. O pensamento algébrico sob a ótica da teoria da objetivação: uma análise a partir de episódios de trabalho conjunto no 5º ano do ensino fundamental. 2019.

SILVA, R. M.; ALMEIDA, J. R. Os meios semióticos de objetivação e o pensamento algébrico: uma análise à luz da Teoria da Objetivação. REMATEC, v. 16, n. 39, p. 19- 38, 2021.

VERGEL, R. Formas de pensamiento algebraico temprano em alunos de cuarto y quinto grados de Educación Básica Primaria (9-10 años). Tese de Doutorado. Universidad Distrital Francisco José Caldas. Bogotá, 2014. VERGEL, R. Generalização de padrões e formas de pensamento algébrico inicial. Pna, 2015b.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Modelando uma coreografia: um olhar para o pensamento algébrico à luz da Teoria da Objetivação. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1659. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1659. Acesso em: 25 out. 2025.