Mapeamento sistemático
O uso das múltiplas representações para o ensino de educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1685Palavras-chave:
Educação Financeira, Múltiplas Representações, Mapeamento Sistemático, EnsinoResumo
Com a implantação da componente curricular da Educação Financeira no estado do Paraná surgiu a demanda de pesquisas e materiais de apoio pedagógico aos professores. Nesse sentido, articulá-la a novas maneiras de apresentar os conteúdos se faz necessário para aprimorar o processo de aprendizagem. A partir desse contexto, o objetivo deste trabalho é realizar um Mapeamento Sistemático sobre o ensino de Educação Financeira articulado com o uso das Múltiplas Representações. A abordagem metodológica de pesquisa foi adaptada de Kitchenham, Budgen e Brereton (2011) para realização de um Mapeamento Sistemático nas bases de dados Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, utilizando descritores específicos como strings (“Educação Financeira” AND “Múltiplas Representações”) – em somente títulos. Como resultado, somente uma dissertação de mestrado foi encontrada e ainda, trata-se de uma pesquisa portuguesa que apresenta o ensino da função afim a partir de situações que envolvem a Educação Financeira com a utilização de diferentes representações. Esse resultado evidenciou a escassez de pesquisas abordando o tema Educação Financeira articulado com as Múltiplas Representações.
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