Mapeamento sistemático

O uso das múltiplas representações para o ensino de educação financeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1685

Palavras-chave:

Educação Financeira, Múltiplas Representações, Mapeamento Sistemático, Ensino

Resumo

Com a implantação da componente curricular da Educação Financeira no estado do Paraná surgiu a demanda de pesquisas e materiais de apoio pedagógico aos professores. Nesse sentido, articulá-la a novas maneiras de apresentar os conteúdos se faz necessário para aprimorar o processo de aprendizagem. A partir desse contexto, o objetivo deste trabalho é realizar um Mapeamento Sistemático sobre o ensino de Educação Financeira articulado com o uso das Múltiplas Representações. A abordagem metodológica de pesquisa foi adaptada de Kitchenham, Budgen e Brereton (2011) para realização de um Mapeamento Sistemático nas bases de dados Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, utilizando descritores específicos como strings (“Educação Financeira” AND “Múltiplas Representações”) – em somente títulos. Como resultado, somente uma dissertação de mestrado foi encontrada e ainda, trata-se de uma pesquisa portuguesa que apresenta o ensino da função afim a partir de situações que envolvem a Educação Financeira com a utilização de diferentes representações. Esse resultado evidenciou a escassez de pesquisas abordando o tema Educação Financeira articulado com as Múltiplas Representações.

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Biografia do Autor

  • Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Graduação em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É professora efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus Cornélio Procópio, atuando como docente no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado e Doutorado Profissionais (http://www.uenp.edu.br/mestre-ensino). É pesquisadora e líder do PENSA - Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Avaliação Educacional, inscrita no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7759491633620600 e participante do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, registro CNPq: dgp .cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática, com ênfase em História e Epistemologia das Ciências e da Matemática e Avaliação Educacional.

  • Ricardo Rocha, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011) e com Formação Pedagógica (PROFOP) em Matemática pela UTFPR (2013). Pós graduado em Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e LIBRAS. Professor na rede pública de Educação Lecionando a disciplina de matemática, Educação Financeira e Empreendedorismo para os discentes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e LIBRAS para os alunos do curso de Formação de Docentes. Mestrando em Ensino pelo PPGEN da UENP com início em 2023.

  • Daniel Trevisan Sanzovo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Possui bacharelado e Metrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática também pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Colegiado de Matemática do Campus Jacarezinho (UENP/CJ) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) do Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP). É pesquisador do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional (UENP). Desenvolve pesquisas investigando a influência e o papel dos Referenciais Semióticos e da Diversidade Representacional (Multimodos e Múltiplas Representações) nos processos de Ensino e de Aprendizagem de Ciências e Matemática.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Mapeamento sistemático: O uso das múltiplas representações para o ensino de educação financeira. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1685. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1685. Acesso em: 25 out. 2025.