Ensino de ciências e matemática em um programa extensionista

Percepções de futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1672

Palavras-chave:

Extensão, Formação inicial docente, Ensino de Ciências, Percepções docentes, Ensino de Matemática

Resumo

A formação inicial docente configura-se como importante campo de desenvolvimento, ainda que pré-profissional, para futuros professores de ciências e matemática. Além disso, recentes propostas de inserção da extensão na matriz curricular dos cursos de graduação trazem potencialidades nessa etapa formativa. Diante disso, o presente artigo busca compreender as percepções de licenciandos em ciências e matemática acerca de ações extensionistas realizadas ao longo do curso de licenciatura. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa em tela acompanhou o trajeto de tais licenciandos durante a construção das propostas pedagógicas, bem como em suas intervenções juntamente a estudantes da rede básica de educação. Os resultados obtidos permitem inferir acerca da apropriação da proposta por parte dos futuros professores, além do espaço extensionista configurar-se como um ambiente frutífero para a construção de argumentações diante de conflitos de caráter pedagógico surgidos durante o processo. Em suma, a inserção de ações extensionistas na matriz dos cursos de graduação mostra-se como importante fator de articulação entre a universidade e a escola, potencializando processos formativos docentes em um viés inicial.

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Biografia do Autor

  • Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo

    Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio Pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de Educação: Psicologia da Educação. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo e Química pela Universidade Municipal de Taubaté. Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas) e orientador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Atua, também, como orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC.  Tem experiência na área de Ciências da Natureza/ Matemática/ Educação, com ênfase em Processos de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, História e Filosofia das Ciências e Matemática e Articulação Pedagógica entre Matemática e Física.

  • Patrícia Rosana Linardi, Universidade Federal de São Paulo

    Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação matemática e formação de professores de matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Linguagem e ensino-aprendizagem. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Programa de pós-graduação em Ciências e Matemática (PECMA) da UNIFESP - Diadema.

  • Ana Maria Santos Gouw, Universidade Federal de São Paulo

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - Bacharelado e Licenciatura Plena (1998), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013, bolsista CAPES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de ciências, percepção dos jovens pela ciência e relação universidade-sociedade na perspectiva da extensão universitária. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Diadema e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Unifesp. Está como Pró-Reitora de Graduação da Unifesp, gestão 2023-2027.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Ensino de ciências e matemática em um programa extensionista: Percepções de futuros professores. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1672. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1672. Acesso em: 3 out. 2025.

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