O processo argumentativo no ensino de ciências

uma abordagem baseada no uso de histórias em quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1654

Palavras-chave:

Argumentação, Histórias em quadrinhos, Ensino de Ciências, Aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa analisa o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como estratégia pedagógica no ensino de ciências, focando no desenvolvimento de habilidades argumentativas e na compreensão de transformações físicas e químicas por estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O estudo utiliza o modelo argumentativo de Toulmin (2001) para estruturar e analisar os padrões de argumentação. Por meio de uma metodologia qualitativa, observações em sala de aula e análises dos materiais produzidos pelos alunos, os resultados apontaram para avanços significativos nas habilidades argumentativas e na compreensão conceitual. Conclui-se que as HQs são ferramentas didáticas eficazes na contextualização de conceitos científicos e na promoção de uma aprendizagem significativa e interdisciplinar.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

O processo argumentativo no ensino de ciências: uma abordagem baseada no uso de histórias em quadrinhos. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1654. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1654. Acesso em: 7 set. 2025.

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