A importância da tecnologia assistiva para o auxílio de pessoas com transtorno do espectro autista no ensino superior
Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1678Palavras-chave:
Tecnologia assistiva, Educação inclusiva, Transtorno do Espectro AutistaResumo
No decorrer dos últimos 10 anos, o número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas Universidades teve um aumento significativo. Entretanto, a taxa de evasão desses estudantes durante a graduação permanece elevada. À vista disso, torna-se essencial o desenvolvimento de novas metodologias que proporcionem inclusão aos universitários com TEA. Com isso, analisando o desenvolvimento das Tecnologias Assistivas (TA), este artigo tem como objetivo explorar estudos e trabalhos sobre o uso das TA e como essas podem auxiliar pessoas com TEA no Ensino Superior. A metodologia utilizada foi uma Revisão Sistemática da Literatura, conduzida por meio de buscas em bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Oasisbr e CAPES Teses e Dissertações. Após determinação de critérios e síntese de artigos, 9 estudos foram selecionados de um total de 173. Nossos resultados apontam que embora os trabalhos abordem temas como a inclusão de pessoas com TEA no Ensino Superior, bem como aplicativos e outras tecnologias designadas a esse público, há um número muito pequeno de pesquisa que tenha como foco este nível de ensino. Nossos resultados apontam ainda que existem muitas lacunas a se preencher sobre tema TEA no Ensino Superior. Dentre elas destacamos a importância da formação de professores para atuarem e construírem práticas docentes, onde acadêmicos com TEA possam se sentirem acolhidos e pertencentes. Apontamos ainda lacunas que envolvam as relações (professor/acadêmicos) e a gestão do conteúdo e da sala de aula levando-se em conta a inclusão de todos.
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Referências
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