O ensino de matemática para alunos com transtorno do espectro autista no ensino fundamental
Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1681Palavras-chave:
Autismo, Matemática, Ensino fundamental, Revisão SistemáticaResumo
Buscando contribuir com as pesquisas em Educação Matemática inclusiva, esta revisão sistemática teve como objetivo sintetizar as evidências sobre o ensino de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental. As buscas foram realizadas nas bases de dados Google Acadêmico, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), CAPES Teses e Dissertações e Scientific Electronic Library Online (SciELO), considerando publicações entre 2014 e 2024. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 26 estudos foram selecionados para análise. Os resultados indicaram a existência de estudos que abordam propostas didáticas e estratégias pedagógicas, práticas de ensino, análises de processos educativos, bem como o uso de tecnologias e recursos assistivos. Embora tenham ocorrido avanços significativos, ainda há lacunas que demandam maior atenção, como a personalização de estratégias pedagógicas, o desenvolvimento de conceitos abstratos, a elaboração de práticas avaliativas eficazes e pesquisas voltadas para a formação de professores. Esses aspectos representam desafios importantes para o avanço da educação matemática inclusiva.
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