Práticas de Educação Financeira em uma Escola do Campo do Paraná
Um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1666Palavras-chave:
Práticas de ensino, Educação Financeira, Escola do Campo, Relato de ExperiênciaResumo
No presente trabalho temos como objetivo apresentar os resultados de uma prática desenvolvida em um Colégio do Campo, na zona rural do município de Ponta Grossa - PR, com 24 alunos do 2º ano do Ensino Médio, por meio de um relato de experiência. A atividade foi dividida em quatro momentos principais: [1] aulas sobre características do mercado nacional e valorização de produtos locais; [2] planejamento de uma horta escolar, envolvendo cálculos matemáticos; [3] construção da horta; [4] discussão sobre custos e orçamentos, refletindo sobre como uma horta caseira pode auxiliar no orçamento familiar. Nossos resultados apontam que a construção da horta foi um exemplo de como os conteúdos escolares podem se conectar ao cotidiano dos estudantes, reforçando o aprendizado de forma concreta. O protagonismo estudantil foi evidente, com os alunos se tornando agentes ativos no processo de construção do conhecimento e na realização das atividades.
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