Teoria da Transposição Didática
Proposta de uma metodologia de análise
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1645Palavras-chave:
Constrangimentos Didáticos, Vigilância Epistemológica, História da Ciência, Ensino de CiênciasResumo
O ensino de ciências enfrenta o desafio constante de tornar o conhecimento científico acessível e compreensível para os estudantes, sem se distanciar muito da complexidade e riqueza do contexto original em que esse conhecimento foi desenvolvido. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo propor uma metodologia que possibilite aos pesquisadores analisar a transposição didática de materiais educacionais e/ou das aulas ministradas por professores. A metodologia proposta é fundamentada nos seis constrangimentos didáticos e na vigilância epistemológica, conceitos centrais da Teoria da Transposição Didática. Dividida em cinco etapas – (1) compreensão do Saber Sábio de referência; (2) escolha do saber a ser analisado e estipulação e exploração do corpus de pesquisa; (3) categorização dos dados com base nos constrangimentos didáticos; (4) interpretação da categorização por meio da vigilância epistemológica e (5) elaboração do Mapa de Transposição do Saber –, a análise busca identificar simplificações, distorções e omissões no processo de transposição didática. Em nossa conclusão, defendemos que a metodologia apresentada é considerada uma contribuição para o aprimoramento do ensino de ciências, fornecendo uma ferramenta que ajuda os pesquisadores a analisar e refletir criticamente sobre o Saber a Ensinar e o Saber Ensinado no ambiente educacional.
Downloads
Referências
ALMEIDA, H. A. de. As analogias utilizadas por professores de biologia como elementos da transposição didática. Maringá, 2016. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/197. Acesso em: 17 out. 2024.
ANHORN, C. T. G. Um objeto de ensino chamado História – A disciplina de história nas tramas da didatização. Rio de Janeiro, 2003. 403 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4360@1. Acesso em: 17 out. 2024.
ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das Ciências. Campinas: Papirus, 1994.
BARBOSA, A. O. da S. A trigonometria do ciclo trigonométrico: uma análise da transposição didática realizada pelo livro didático na 2ª série do ensino médio à luz da teoria antropológica do didático. Recife, 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5899. Acesso em: 11 out. 2024.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2015.
BARROSO, E. G.; BATISTA, A. R.; KALHIL, J. B.; BARBOSA, I. dos S. Transposição Didática no Ensino de Ciências na Escola do Campo. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 12, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/1254. Acesso em: 11 out. 2024.
BOSS, S. L. B.; CALUZI, J. J.; ASSIS, A. K. T.; SOUZA FILHO, M. P. de A utilização de traduções de fontes primárias na formação inicial de professores: breves considerações sobre dificuldades de leitura e entendimento. In: GATTI, S. R. T.; NARDI, R. (Org.). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências – A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. São Paulo: Editora Escrituras, 2016, p. 171 – 197. Disponível em: www.ifi.unicamp.br/~assis/Boss-Caluzi-Assis-Souza-Filho(2016).pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. Serão as regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna? Investigação em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 387 – 404, 2005. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/512. Acesso em: 11 out. 2024.
CARVALHO, A. M. P. de; SASSERON, L. H. Abordagens histórico-filosóficas em sala de aula: questões e propostas. In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 107-139.
CARVALHO, B. C. de Análise histórica do conceito de calor nos trabalhos de Joule e a transposição didática do equivalente mecânico do calor nos livros didáticos de Física. Maringá, 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/182. Acesso em: 18 out. 2024.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: Del Saber Sabio Al Saber Enseñado. Buenos Aires: Edicíones, 1991.
GONTIJO, L. M. A.; RODRIGUES, C. G. Sobre a evolução do conceito de calor e energia térmica. História da Ciência e Ensino, v. 24, p. 19 – 51, 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v24p19-51. Acesso em: 10 out. 2024.
FORATO, T. C. de M.; MARTINS, R. de A.; PIETROCOLA, M. Enfrentando obstáculos na transposição didática da história da ciência para a sala de aula. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino, Natal: EDUFRN, 2012, p. 123 – 154. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/284259/mod_resource/content/2/Historia%20do%20Ensino.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.
MACEDO, G. L. N. Análise do conceito de força gravitacional nos Principia de Newton e a sua transposição didática nos livros didáticos de física do Ensino Médio do estado do Paraná. Maringá, 2023. 274 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/399. Acesso em: 17 out. 2024.
MACEDO, G. L. N.; GOMES, L. C. Análise do conceito de força gravitacional nos Principia e a sua transposição didática do saber sábio ao saber a ensinar nos livros de Ciências da Natureza do PNLD 2021. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 20, n. 45, p. 67-91, 2024a. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.16073.
MACEDO, G. L. N.; GOMES, L. C. Análise do saber a ensinar da gravitação newtoniana nos livros do PNLD – 2021 e do GREF. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 12, p. e24093, 2024b. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17638.
MARTINS, M. R. Uma abordagem histórica sobre conceitos de força nos séculos XVII e XVIII: Compreensão acerca do processo de transposição didática no contexto acadêmico. Maringá, 2020. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/329. Acesso em: 11 out. 2024.
MARTINS, R. de A. Como elaborar uma dissertação sobre História da Ciência. In: Ensaios sobre História e Filosofia das Ciências II. Extrema: Quamcumque Editum, 2022. Disponível em: https://zenodo.org/records/6792439. Acesso em: 16 out. 2024.
MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 2, n. 3, p. 164 – 214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 14 out. 2024.
MELO, A. C. S. de Transposição Didática do Modelo de Huygens: uma proposta para física escolar. Florianópolis, 2010. 198 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94370. Acesso em: 10 out. 2024.
PEREIRA, R. C.; PAIVA, M. A. V.; FREITAS, R. C. de O. Vigilância epistemológica de Chevallard em um estudo de caso sobre o conceito de divisibilidade em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, 2016, São Paulo. Atas do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/comunicacoes-cientificas-17.html. Acesso em: 11 out. 2024.
RICARDO, E. C. A história da ciência no ensino de física e a vigilância epistemológica. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, v. 4, e1506, 2020. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1506. Acesso em: 11 out. 2024.
RODRIGUES, C. D. O.; PIETROCOLA, M. A abordagem da relatividade restrita em livros didáticos do Ensino Médio e a transposição didática. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, 1999, Valinhos. Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/encontros/enpec/iienpec/Dados/trabalhos/. Acesso em: 18 out. 2024.
SILVA, O. H. M. da A construção do conceito de campo elétrico: da ciência física à física escolar. Curitiba, 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/7491. Acesso em: 18 out. 2024.
SOUSA, W. B. de. Física das Radiações: uma proposta para o Ensino Médio. São Paulo, 2009. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17092012-141621/pt-br.php. Acesso em: 11 out. 2024.
TEIXEIRA, E. S.; FREIRE JR., O.; EL-HANI, C. N. A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da Natureza da Ciência de estudantes de Física. Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 529 – 556, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/C7wGtBhyrdTRtZWLZGwZ8Ym/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 out. 2024.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Gabriel Luiz Nalon Macedo, Luciano Carvalhais Gomes, Daniel Gardelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.








