Teoria da Transposição Didática

Proposta de uma metodologia de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1645

Palavras-chave:

Constrangimentos Didáticos, Vigilância Epistemológica, História da Ciência, Ensino de Ciências

Resumo

O ensino de ciências enfrenta o desafio constante de tornar o conhecimento científico acessível e compreensível para os estudantes, sem se distanciar muito da complexidade e riqueza do contexto original em que esse conhecimento foi desenvolvido. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo propor uma metodologia que possibilite aos pesquisadores analisar a transposição didática de materiais educacionais e/ou das aulas ministradas por professores. A metodologia proposta é fundamentada nos seis constrangimentos didáticos e na vigilância epistemológica, conceitos centrais da Teoria da Transposição Didática. Dividida em cinco etapas – (1) compreensão do Saber Sábio de referência; (2) escolha do saber a ser analisado e estipulação e exploração do corpus de pesquisa; (3) categorização dos dados com base nos constrangimentos didáticos; (4) interpretação da categorização por meio da vigilância epistemológica e (5) elaboração do Mapa de Transposição do Saber –, a análise busca identificar simplificações, distorções e omissões no processo de transposição didática. Em nossa conclusão, defendemos que a metodologia apresentada é considerada uma contribuição para o aprimoramento do ensino de ciências, fornecendo uma ferramenta que ajuda os pesquisadores a analisar e refletir criticamente sobre o Saber a Ensinar e o Saber Ensinado no ambiente educacional. 

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Biografia do Autor

  • Gabriel Luiz Nalon Macedo, Universidade Estadual de Maringá

    Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2020). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2023). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM, na linha de pesquisa História, Epistemologia e Cultura da Ciência. Membro do comitê editorial da Revista Vitruvian Cogitationes - RVC e representante discente do curso de doutorado.

  • Luciano Carvalhais Gomes, Universidade Estadual de Maringá

    Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente, é professor do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem na Educação Científica; Formação de Professores de Ciências e Matemática; História, Epistemologia e Cultura da Ciência.

  • Daniel Gardelli, Universidade Estadual de Maringá

    Possui graduação no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (2014). Tem experiência na área de História da Física e Ensino de Física em Nível Médio e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência, Filosofia da Ciência e Epistemologia da Ciência. 

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Teoria da Transposição Didática: Proposta de uma metodologia de análise. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1645. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1645. Acesso em: 24 out. 2025.

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