Estações do ano
Uma proposta inclusiva para alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1624Palavras-chave:
Astronomia, Deficiente visual, Alto-relevo, Inclusão.Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência realizada na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) da primeira etapa do Ensino Fundamental I, no município de Itaipulândia, Paraná. A experiência envolveu quatro alunos matriculados no ensino regular, sendo uma aluna cega e três alunos com baixa visão. Para tornar a atividade mais compreensível, usamos quatro esferas de isopor representando o Planeta Terra, com areia em três granulometrias diferentes para criar uma experiência tátil. O Sol foi simbolizado por uma esfera maior, coberta com areia grossa para representar a intensidade dos raios solares. O objetivo geral foi desenvolver uma proposta didática inclusiva para o ensino das quatro estações do ano, com foco na utilização de recursos multissensoriais e na inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Astronomia. A pesquisa possui natureza qualitativa, sendo de caráter descritivo quanto aos objetivos. No que se refere ao encaminhamento, trata-se de uma pesquisa de campo, cujo procedimento observacional foi a técnica da observação participante. Esperamos que esse trabalho possa contribuir para o ensino das estações do ano de forma a favorecer a inclusão dos alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem.
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