Potencialidades didáticas da série “enigmas do universo” à luz de Paulo Freire e Edgar Morin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1644

Palavras-chave:

Educação em Astronomia, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade , Complexidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar as potencialidades educacionais da série documental “Enigmas do Universo” à luz das teorias de Paulo Freire e Edgar Morin. Este trabalho é de natureza básica, tem abordagem qualitativa, possui objetivos exploratórios, utiliza de procedimentos de análise documental cujos dados são analisados com base na literatura de Paulo Freire e de Edgar Morin. A complexidade de assuntos, perpassados pela produção audiovisual, faz iminente uma educação dialética e dialógica pautando-se nas teorias do conhecimento de Paulo Freire e Edgar Morin. Astronomia, Física, Química, Biologia, Astrofísica, Astroquímica e Astrobiologia somam-se ao movimento lógico de passado, presente e futuro e a transição entre micro, macroscópico e astronômico na recusa da linearidade da educação científica e da Educação em Astronomia para uma abordagem inter e transdisciplinar. É necessária a clareza epistemológica, política e técnica para atingir tanto a alfabetização científica quanto a alfabetização visual na construção da consciência crítica. 

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Potencialidades didáticas da série “enigmas do universo” à luz de Paulo Freire e Edgar Morin. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1644. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1644. Acesso em: 24 out. 2025.

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