Discussão dos trabalhos desenvolvidos sobre o ensino de física no novo ensino médio brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1671

Palavras-chave:

Sistemática, Física, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o que tem sido discutido por autores em suas dissertações e teses de Pós-Graduação sobre o ensino de Física durante a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas. À vista disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na plataforma da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com as palavras chaves: “Disciplina de Física e Novo Ensino Médio”. Foram selecionadas, então, oito publicações relevantes para o tema. Após a leitura e análise sistemática, os dados foram categorizados seguindo a análise de conteúdos de Bardin, que apontaram considerações importantes referentes à Disciplina de Física e o Novo Ensino Médio. Concluiu-se, pois, que existe uma grande insatisfação e desconforto por parte dos docentes na restruturação do Ensino Médio, indicando um cenário incerto e infeliz. Diante do exposto, a investigação se resulta essencial para entender os aspectos já pesquisados sobre a temática proposta.

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29/08/2025

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Dossiês

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Discussão dos trabalhos desenvolvidos sobre o ensino de física no novo ensino médio brasileiro. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1671. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1671. Acesso em: 8 set. 2025.

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