Pedagogia dos paradigmas
A educação bancária no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1631Palavras-chave:
Educação em Ciências, Paulo Freire, Thomas Kuhn, Sociologia da ciênciaResumo
Ciência e educação são fenômenos interdependentes gnosiológica, epistêmica, ontológica e socialmente falando. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a sociologia do conhecimento e da Educação em Ciências da teoria de Thomas Kuhn à luz da teoria educacional de Paulo Freire. A pesquisa é básica, de natureza qualitativa, possui objetivos exploratórios e descritivos, utiliza a abordagem de pesquisa documental, de modo que os dados são analisados a partir da teoria da Educação Libertadora de Paulo Freire, portanto, tem caráter dedutivo. A Pedagogia dos Paradigmas é por natureza empirista, cientificista, reducionista, indutiva, tem como aspiração a busca pela verdade e a neutralidade, pauta-se na transmissão ou descoberta e tem a missão de aquisição e reprodução dos conhecimentos científicos. Denunciando a Pedagogia dos Paradigmas, a visão defendida aqui é de uma educação pautada da criticidade, na libertação dos oprimidos e da capacitação para a criação de conhecimentos, não apenas sua reprodução. Ao passo se entende como importante a aquisição dos conteúdos científicos, isso não deve ser feito a partir de uma postura antidialética, antidialógica e antidemocrática. O que implica a postura do “sábio pesquisador” e do “sábio professor” para uma ciência que não perpetue o status quo.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei nº 9394/96. Ministério de Educação e Cultura. 1996.
CORDÓN, J. M. N.; MARTINEZ, T. C. História da Filosofia: dos pré-socráticos à filosofia contemporânea. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal. 2019.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.
FEYERABEND, P. K. Contra o método. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp. 2011.
FONSECA, M. O da. A EPISTEMOLOGIA DE KUHN ATRAVÉS DO DOCUMENTÁRIO “UNIVERSE: THE COSMOLOGY QUEST”: QUESTÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Vitruvian Cogitationes, v. 3, n. 2, p. 139-150, 7 dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66205. Acesso em 04 nov. 2024.
FONSECA, M. O. da; BATISTA, M. C. PRESSUPOSTOS PARA UM CURRÍCULO LIBERTADOR: pensando o documento a partir de Paulo Freire. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–18. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66128. Acesso em 10 jul. 2023.
FREIRE, P. Direitos Humanos e Educação Libertadora: Gestão democrática da Educação Pública na cidade de São Paulo. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021a.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 51. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021b.
FREIRE, P. Educação e Mudança. 46. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021c.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 82. ed. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro. 2022.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 12. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2023.
KRIPKA, R.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, p. 55-73, 2015. Disponível em: https://hemeroteca.unad.edu.co/index.php/revista-de-investigaciones-unad/article/viewFile/1455/1771. Acesso em 04 nov. 2024.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Debates. São Paulo: Perspectiva, 2018.
MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2016.
PIAGET, J. Epistemologia genética. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 2012.
POPPER, K. R. A Lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix. 2013.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.
TUDO SALA DE AULA (site). Tirinha Mafalda. 2016. Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2016/06/interpretacao-tirinha-6-e-7_28.html. Acesso em 17 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Marcos Orso da Fonseca, Michel Corci Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.








