Teorias de aprendizagem em dissertações do MNPEF
(Des)conexões entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1668Palavras-chave:
Formação de Professores; Ensino de Astronomia; Análise de Conteúdo; Formação Continuada.Resumo
Este estudo analisa a aplicação das Teorias de Aprendizagem e a sua relação com a prática pedagógica nas dissertações de um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), localizado no interior do Paraná, com foco especial no Ensino de Astronomia. Adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória e, por meio da Análise de Conteúdo Categorial de Bardin, foram examinadas 44 dissertações para identificar como as Teorias de Aprendizagem são aplicadas, seus impactos e os desafios enfrentados pelos professores. A análise revelou a predominância da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel; contudo, evidenciou-se uma significativa superficialidade e, em muitos casos, uma desconexão entre a fundamentação teórica declarada e a efetiva aplicação pedagógica. Adicionalmente, identificou-se a presença limitada da Astronomia nas pesquisas. Tais achados indicam que, embora as Teorias de Aprendizagem sejam frequentemente mencionadas, sua implementação prática enfrenta obstáculos consideráveis para uma integração curricular efetiva. Com base nesses resultados, torna-se fundamental fortalecer a articulação entre teoria e prática na formação continuada de professores do MNPEF, visando a elaboração de propostas pedagógicas mais consistentes e a integração mais eficaz do Ensino de Astronomia.
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