Teorias de aprendizagem em dissertações do MNPEF

(Des)conexões entre teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1668

Palavras-chave:

Formação de Professores; Ensino de Astronomia; Análise de Conteúdo; Formação Continuada.

Resumo

Este estudo analisa a aplicação das Teorias de Aprendizagem e a sua relação com a prática pedagógica nas dissertações de um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), localizado no interior do Paraná, com foco especial no Ensino de Astronomia. Adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória e, por meio da Análise de Conteúdo Categorial de Bardin, foram examinadas 44 dissertações para identificar como as Teorias de Aprendizagem são aplicadas, seus impactos e os desafios enfrentados pelos professores. A análise revelou a predominância da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel; contudo, evidenciou-se uma significativa superficialidade e, em muitos casos, uma desconexão entre a fundamentação teórica declarada e a efetiva aplicação pedagógica. Adicionalmente, identificou-se a presença limitada da Astronomia nas pesquisas. Tais achados indicam que, embora as Teorias de Aprendizagem sejam frequentemente mencionadas, sua implementação prática enfrenta obstáculos consideráveis para uma integração curricular efetiva. Com base nesses resultados, torna-se fundamental fortalecer a articulação entre teoria e prática na formação continuada de professores do MNPEF, visando a elaboração de propostas pedagógicas mais consistentes e a integração mais eficaz do Ensino de Astronomia.

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Biografia do Autor

  • Ma. Telma Augusta Diniz, Universidade Estadual de Maringá

    Possui graduação em Ciências Biológicas e especialização em Biologia pela Faculdade de Jandaia do Sul (1995). Professora de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/Pr), desde 1998. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM / UEM), com foco na Formação de Professores de Ciências e Ensino de Astronomia. Pós-Graduanda (Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM / UEM), com foco em Formação de Professores e Ensino de Astronomia.

  • Dr. Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com pós-doutorado em Ensino de Física pela Universidade de Brasília (UnB). É professor do Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde também coordena o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física e o Polo Astronômico Rodolpho Caniato. Suas pesquisas e atividades concentram-se no ensino e divulgação de Física e Astronomia, formação de professores e educação em espaços não formais.

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Publicado

29/08/2025

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Dossiês

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Teorias de aprendizagem em dissertações do MNPEF: (Des)conexões entre teoria e prática. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1668. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1668. Acesso em: 13 nov. 2025.

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