A Pesquisa em educação matemática na pós-graduação em educação no Paraná (2013 a 2022)

Um possível perfil

Autores

  • Dra. Marceli Behm Goulart Universidade Estadual de Ponta Grossa image/svg+xml
  • Dra. Elisangela de Campos Universidade Federal do Paraná image/svg+xml
  • Dra. Maria Tereza Carneiro Soares Universidade Federal do Paraná image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1639

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pós-graduação , Área 38 , Pesquisa

Resumo

O presente trabalho dá continuidade a um esforço para delinear e compreender a presença da pesquisa em Educação Matemática nos programas de pós-graduação stricto sensu no Paraná, na Área 38 ou Área de Educação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Trata-se de uma pesquisa documental utilizando-se como fontes de dados teses e dissertações com temáticas relacionas à Educação Matemática, defendidas nesses programas no período de 2013 a 2022. Da triangulação metodológica da análise dos objetivos e das palavras-chave emergiram quatro tendências temáticas: Ensino Fundamental, Formação de professores, Geometria e Modelagem Matemática.

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Biografia do Autor

  • Dra. Marceli Behm Goulart, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora associada c da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino, matemática, formação de professores e tecnologias digitais.

  • Dra. Elisangela de Campos, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem de Matemática.

  • Dra. Maria Tereza Carneiro Soares, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino fundamental, avaliação em matemática, formação continuada de professores e formação do professor.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

A Pesquisa em educação matemática na pós-graduação em educação no Paraná (2013 a 2022): Um possível perfil. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1639. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1639. Acesso em: 24 out. 2025.