Imagens interdisciplinares no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática
Uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.24979/0gzz2j96Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Leitura e Imagens, Arte e CiênciaResumo
Considerando a importância da leitura de imagens no atual contexto educacional, buscamos destacar a importância da utilização de imagens como meio e recurso pedagógico e metodológico para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Para tal, organizamos uma pesquisa com o objetivo de identificar os principais usos de imagens interdisciplinares no ensino de Ciências da Natureza e Matemática no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. As palavras-chave utilizadas, no campo de busca, foram: imagens, interdisciplinar e ensino de ciências; tais palavras foram pesquisadas dentro das seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Eletrônica Científica Online - Scielo. Após a revisão, três artigos, que se referiam ao objetivo proposto neste estudo, foram selecionados. Os artigos foram classificados em diferentes categorias, apresentando ampla discussão interdisciplinar e relacionando saberes de diferentes áreas. Concluímos, a partir deste levantamento, que ainda há poucos estudos realizados na área interdisciplinar com foco na leitura de imagens para o Ensino Fundamental e Médio e que foram abordadas diferentes metodologias para a análise de imagens. Salientamos a importância de realizar outras pesquisas sobre esse tema para que os docentes tenham um maior conhecimento sobre as análises de imagens de suas respectivas áreas, podendo utilizá-las com mais propriedade em sala de aula.
Downloads
Referências
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Modelo de artigo de revisão de literatura. Revista Processus Multidisciplinar, Brasília, v. 1, n. 2, p. 08-19, jul./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.processus.com.br/index.php/multi/article/view/227. Acesso em: 25 nov. 2022.
LAURINDO, Anderson Pedro; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Conversando sobre a imagem como um ato icônico: entrevista com Horst Bredekamp. In: SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni (org.). Imagem: diálogos e interfaces interdisciplinares. Maringá: Eduem, 2021. 79-88 p. E-book. Disponível em: https://books.scielo.org/id/dy7z7. Acesso em: 24 nov. 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
PORTO, Maria Beatriz Dias da Silva Maia; OLIVEIRA, Esequiel Rodrigues. A imagem no desenvolvimento do projeto de iniciação científica e tecnológica júnior em robótica educativa. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 113-137, ago. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/28610. Acesso em: 17 nov. 2022.
PUHL, Cassiano Scott; DIAS, Tailise Marques. Desmatamento no interior de Bom Princípio: a área desmatada na última década. Scientia cum Industria, Caxias do Sul, v. 5, n. 3, p. 181–185, 2017. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5822/pdf. Acesso em: 17 nov. 2022.
SILVA, Henrique César da; ZIMMERMANN, Erika; CARNEIRO, Maria Helena da Silva; GASTAL, Maria Luiza; CASSIANO, Webster Spiguel. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf. Acesso em: 24 nov. 2022.
SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 128-136. 2016. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866/pdf. Acesso em: 26 nov. 2022.
SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set./dez. 2018. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3257/2992. Acesso em: 26 nov. 2022.
SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagem interdisciplinar: análise de professores em formação. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, Bogotá, n. extraordinário. Memórias del IX Congresso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencia. p. 3550-3556, 2021. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15034. Acesso em: 24 nov. 2022.
SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; MELO, Gervânio de Azevedo; LAURINDO, Anderson Pedro; Imagens na Educação Científica: uma abordagem CTS. In: LAURINDO, Anderson Pedro; SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Educação para a Ciência e CTS: um olhar interdisciplinar. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. p. 146-184. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/educacao-para-a-ciencia-e-cts-um-olhar-interdisciplinar/47. Acesso em: 26 nov. 2022.
SOUSA, Jennifer Caroline. Documentários Científicos sobre o Mundo Natural no Ensino de Biologia. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, e20002, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200002. Acesso em: 26 nov. 2022.
SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Imagens científicas e ensino de ciências: uma experiência docente de construção de representação simbólica a partir do referente real. Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 92, p. 127-131, jan./abr. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000100008. Acesso em: 24 nov. 2022.
TOMIO, Daniela; GRIMES, Camila; RONCHI, Daiane Luchetta; PIAZZA, Fernanda; REINICKE, Karina; PECINI, Vanessa. As imagens no ensino de Ciências: o que dizem os estudantes sobre elas? Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 10, n. 1, jul. 2013. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/869/858. Acesso em: 24 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Thaís Mendes Rocha, Elemar Kleber Favreto, Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Marcela de Souza Silva Marcelino, Raquel da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.