Imagens interdisciplinares no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática

Uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/0gzz2j96

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Leitura e Imagens, Arte e Ciência

Resumo

Considerando a importância da leitura de imagens no atual contexto educacional, buscamos destacar a importância da utilização de imagens como meio e recurso pedagógico e metodológico para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Para tal, organizamos uma pesquisa com o objetivo de identificar os principais usos de imagens interdisciplinares no ensino de Ciências da Natureza e Matemática no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. As palavras-chave utilizadas, no campo de busca, foram: imagens, interdisciplinar e ensino de ciências; tais palavras foram pesquisadas dentro das seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Eletrônica Científica Online - Scielo. Após a revisão, três artigos, que se referiam ao objetivo proposto neste estudo, foram selecionados. Os artigos foram classificados em diferentes categorias, apresentando ampla discussão interdisciplinar e relacionando saberes de diferentes áreas. Concluímos, a partir deste levantamento, que ainda há poucos estudos realizados na área interdisciplinar com foco na leitura de imagens para o Ensino Fundamental e Médio e que foram abordadas diferentes metodologias para a análise de imagens. Salientamos a importância de realizar outras pesquisas sobre esse tema para que os docentes tenham um maior conhecimento sobre as análises de imagens de suas respectivas áreas, podendo utilizá-las com mais propriedade em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís Mendes Rocha, Universidade Estadual de Maringá

    Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática, UEM

  • Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática, UEM. Professor da Universidade Estadual de Roraima, UERR. Assessor Especial Técnico e Coordenador do Núcleo de Difusão do Conhecimento da Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de Roraima, FAPERR.

  • Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Universidade Estadual de Maringá

    Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, UEM

  • Marcela de Souza Silva Marcelino, Universidade Estadual de Maringá

    Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática, UEM

  • Raquel da Costa, Universidade Estadual de Maringá

    Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática, UEM

Referências

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Modelo de artigo de revisão de literatura. Revista Processus Multidisciplinar, Brasília, v. 1, n. 2, p. 08-19, jul./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.processus.com.br/index.php/multi/article/view/227. Acesso em: 25 nov. 2022.

LAURINDO, Anderson Pedro; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Conversando sobre a imagem como um ato icônico: entrevista com Horst Bredekamp. In: SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni (org.). Imagem: diálogos e interfaces interdisciplinares. Maringá: Eduem, 2021. 79-88 p. E-book. Disponível em: https://books.scielo.org/id/dy7z7. Acesso em: 24 nov. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

PORTO, Maria Beatriz Dias da Silva Maia; OLIVEIRA, Esequiel Rodrigues. A imagem no desenvolvimento do projeto de iniciação científica e tecnológica júnior em robótica educativa. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 113-137, ago. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/28610. Acesso em: 17 nov. 2022.

PUHL, Cassiano Scott; DIAS, Tailise Marques. Desmatamento no interior de Bom Princípio: a área desmatada na última década. Scientia cum Industria, Caxias do Sul, v. 5, n. 3, p. 181–185, 2017. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5822/pdf. Acesso em: 17 nov. 2022.

SILVA, Henrique César da; ZIMMERMANN, Erika; CARNEIRO, Maria Helena da Silva; GASTAL, Maria Luiza; CASSIANO, Webster Spiguel. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf. Acesso em: 24 nov. 2022.

SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 128-136. 2016. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866/pdf. Acesso em: 26 nov. 2022.

SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set./dez. 2018. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3257/2992. Acesso em: 26 nov. 2022.

SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagem interdisciplinar: análise de professores em formação. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, Bogotá, n. extraordinário. Memórias del IX Congresso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencia. p. 3550-3556, 2021. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15034. Acesso em: 24 nov. 2022.

SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; MELO, Gervânio de Azevedo; LAURINDO, Anderson Pedro; Imagens na Educação Científica: uma abordagem CTS. In: LAURINDO, Anderson Pedro; SILVA, Josie Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Educação para a Ciência e CTS: um olhar interdisciplinar. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. p. 146-184. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/educacao-para-a-ciencia-e-cts-um-olhar-interdisciplinar/47. Acesso em: 26 nov. 2022.

SOUSA, Jennifer Caroline. Documentários Científicos sobre o Mundo Natural no Ensino de Biologia. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, e20002, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200002. Acesso em: 26 nov. 2022.

SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Imagens científicas e ensino de ciências: uma experiência docente de construção de representação simbólica a partir do referente real. Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 92, p. 127-131, jan./abr. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000100008. Acesso em: 24 nov. 2022.

TOMIO, Daniela; GRIMES, Camila; RONCHI, Daiane Luchetta; PIAZZA, Fernanda; REINICKE, Karina; PECINI, Vanessa. As imagens no ensino de Ciências: o que dizem os estudantes sobre elas? Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 10, n. 1, jul. 2013. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/869/858. Acesso em: 24 nov. 2022.

Downloads

Publicado

11/10/2023

Como Citar

Imagens interdisciplinares no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática: Uma revisão da literatura. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 15–22, 2023. DOI: 10.24979/0gzz2j96. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1183. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

141-150 de 343

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)