O contexto da indústria brasileira acerca das mudanças climáticas

Uma análise entre os riscos e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i3.1380

Palavras-chave:

Indústria Brasileira, Mudanças Climáticas, Riscos, Oportunidades

Resumo

A compreensão e gestão dos riscos associados às mudanças climáticas são fundamentais para orientar políticas de adaptação e mitigação, permitindo que empresas se preparem, reduzam os impactos negativos e capitalizem oportunidades. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis relacionadas ao risco e as oportunidades das mudanças climáticas no âmbito da gestão industrial. A pesquisa apresentou natureza quantitativa, abordagem descritiva, fonte de dados por meio da realização de uma survey e, enquanto técnica para processamento dos dados. A correlação de Pearson revelou uma ligação positiva entre os fatores de riscos e oportunidades na indústria brasileira em relação às mudanças climáticas, destacando a importância da reputação e regulamentação como impulsionadores das práticas de mitigação, enquanto evidencia a necessidade de estudos adicionais para desenvolver estratégias em um contexto de maturidade emergente. Ademais, destaca-se a conexão entre os riscos e oportunidades com o planejamento estratégico dos processos produtivos, a responsabilidade socioambiental e a transparência, por meio de relatórios de sustentabilidade, com ênfase para as oportunidades de crescimento e riscos significativos para as organizações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Perlin, Universidade Federal de Santa Maria

    Atua como administradora na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Especialização em Gestão Pública (2016), Mestrado (2016) e Doutorado (2020) em Administração (PPGA/UFSM). Realizou Pós-Doutorado (2023/2024) no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGA/UFERSA). Desenvolve trabalhos relacionados as temáticas de estratégia, inovação e sustentabilidade, sendo integrante do Grupo de Pesquisa Ecoinovar (UFSM) e do Grupo de Pesquisa em Operações de Produção e Serviços (GPOPS) (UFERSA).

  • Marcos Filho Lima Bastos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Contador CRC - CE, membro efetivo na Comissão Técnica de ESG, Controles Internos e Compliance do CRC-CE para o biênio 2024-2025. Atualmente, mestrando em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), com área de concentração em Gestão Organizacional e linha de pesquisa em Gestão Socioambiental. Formação acadêmica inclui MBA em Governança Corporativa, especializações em Contabilidade, Auditoria e Controladoria, Controladoria e Finanças Empresariais, Gestão em Governança Corporativa Socioambiental - ESG e Direito Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Experiência profissional inclui período no departamento societário da empresa Fama Escritório de Contabilidade LTDA (2019-2022). Membro do grupo de pesquisa Trabalho, Carreira e Tecnologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Participação na organização de eventos acadêmicos e científicos, como Embaixador no XXVI SemeAd - Seminários em Administração - USP, Relator do XII Enapegs - UFRRJ, e organização do XXV Engema - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP e do 12 Fórum Internacional Ecoinovar - FURG.

  • Andreza Rodrigues de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Pós-graduada em MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Mestra em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). A linha de pesquisa atuante é Administração Estratégica, estudos voltados para a Sustentabilidade e Responsabilidade Social, assim como, estudos sobre Governança Corporativa.

  • Miriam Karla Rocha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Doutora em Engenharia de Produção (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), enfoque em análise multivariada de dados em sistemas de transporte (corredores prioritários de ônibus, conflitos e acidentes de trânsito), subárea de Pesquisa Operacional (inteligência computacional); Mestra em Engenharia de Produção (2012), subárea de Pesquisa Operacional (otimização), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com período sanduíche na Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Engenheira de Produção (UFRN, 2009); e, Tecnóloga em Materiais (2008) pelo Centro Federal de Educação tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN, atual IFRN). Atualmente, é professora efetiva do curso de engenharia de produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da linha de Pesquisa de Gestão Socioambiental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Atua na análise multivariada de dados (seleção de variáveis, clusterização, classificação e previsão de demanda) e otimização aplicada às áreas de engenharia de produção, administração, sistemas de transportes, saúde e bancos de dados que permitam tais análises matemáticas com propósito de apoiar à tomada de decisões, inclusive financeiras, em organizações públicas ou privadas de qualquer porte. H-index (Scopus) = 5.

  • Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Pelotas

    Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007) com Bolsa Capes no Brasil e no Exterior, de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Bolsa CNPq de Pós-Doc Júnior (2011/2014) e Pós-Doc Sênior (2018/2020 e 2021/2022) ) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Exerceu as funções de Chefe de Departamento de Ciências Administrativas da UFSM (2001-2003; 2012-2014), Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP - DINTER/CAPES (2010-2014), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (2008-2010; 2014-2017) e Editora da Revista de Administração da UFSM - ReA UFSM (2008-2023). Atualmente é Professora Visitante do PPGA da FURG, Pesquisadora Bolsista de Produtividade Pq2 - CNPq (desde 2013), Pesquisadora Colaboradora do DA/FEA/USP, Consultora Ad-hoc do INEP/MEC. Atua e tem em experiência na área de Administração, com ênfase em: Estratégia em Organizações, Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade.

Referências

AI, L. GAO, L. S. Risco de mudança climática no nível da empresa: evidência de desastres climáticos. Global Finance Journal, v. 55, p. 1-17, 2023.

AKTOGAN, S. et al.. Climate change related risks and opportunities: evidences from turkish firms. Journal of Environmental Protection and Ecology, v. 21, n. 1, p. 116–125, 2020.

BRITO, R. P. The multilevel path to climate change adaptation. Journal of Business Management, v. 62, n. 6, p. 1-20, 2022.

CÂMARA, L. M. A. Uma base para os pilares ESG: indicadores e regulamentação com ferramentas para superar o greenwashing. Controle Externo: Revista do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 99-113, 2021.

CARVALHO, D. W. BARBOSA, K. S. Litigância climática como estratégia jurisdicional ao aquecimento global antropogênico e mudanças climáticas. Revista de Direito Internacional, Brasília, v. 16, n. 2, p. 54-72, 2019.

CASTILHO, V. R. A regulamentação da bioeconomia pela legislação brasileira. Dom Helder Revista de Direito, v. 3, n. 6, p. 27-47, 2020.

CHEN, H; KUO, T; CHEN, J. Impacts on the ESG and financial performances of companies in the manufacturing industry based on the climate change related risks. Journal of Cleaner Production, v. 380, p. 134951, 2022.

CIULLO, A. et al. Increasing countries’ financial resilience through global catastrophe risk pooling. Nature Communications, v. 14, n. 1, p. 922, 2023.

CORNETTA, A. Entre o clima e a terra: o atual regime político das mudanças climáticas globais e a agroindústria de papel e celulose no Brasil. Buenos Aires: CLACSO, 2013.

CRECENTE, F.; SARABIA, M.; VAL del, M. T. Climate change policy and entrepreneurial opportunities. Technological Forecasting and Social Change, v. 163, 2021.

DINKU, T. et al. The climate data tool: enhancing climate services across Africa. Frontiers in Climate, v. 3, p. 185, 2022.

FARIA, J. A. ANDRADE, J. C. S. GOMES, S. M. S. Fatores determinantes da evidenciação das mudanças climáticas nas empresas brasileiras participantes do Carbon Disclosure Project (CDP). Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS, v. 7, n. 1, p. 162-184, 2018.

FÉLIX, A. D. S. et al. Análise exploratória dos impactos das mudanças climáticas na produção vegetal no Brasil. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 13, n. 1, p. 397-409, 2020.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS [recurso eletrônico]. Porto Alegre : Artmed, 2009.

FISHER, R. A. Statistical Methods For Research Workers. Gyan Books, 2017.

GASBARRO, F.; IRALDO, F.; DADDI, T. The drivers of multinational enterprises' climate change strategies: A quantitative study on climate-related risks and opportunities. Journal of Cleaner Production, v.160, p.8-26, 2017.

GOMES, T. G. ARAUJO, A. A. BORSATTO, J. M. L. S. Títulos verdes e desempenho: Uma análise das empresas brasileiras de capital aberto. Revista de Ciências da Administração, v. 24, n. 62, p. 140-151, 2022.

GRIMM, I. J. Impactos das mudanças climáticas no sistema turístico: o caso brasileiro.

Caderno Virtual de Turismo, v. 19, n. 1, p. 1-15, 2019.

GUPTA, A; KHANNA, A. A holistic approach to sustainable manufacturing: Rework, green technology, and carbon policies. Expert Systems with Applications, v. 244, p. 122943, 2024.

IEA, Emissões de CO2 em 2022 – análise – IEA, 2023. Disponível em: <https://www.iea.org/reports/co2-emissions-in-2022> Acesso em 08 de mar de 2024.

KOULOUKOUI, D. Modelagem de fatores que influenciam a implementação de estratégias às mudanças climáticas: uma abordagem empresarial internacional. Tese de doutorado… Universidade Federal da Bahia - UFBA, 2021.

LINKE, P. P. Controle de emissões de CO2 na siderurgia: Estratégias empresariais da ArcelorMittal Tubarão. Revista Monografias Ambientais - REMOA, v. 16, n. 2, p. 52-67, 2017.

MOHAMMED, I. et al. Basalt mineral surface charge and the effect of mineralization on its colloidal stability: Implications of subsurface CO2 storage. Fuel, v. 356, p. 129569, 2024.

MOURA, E. F. MAKIYA, I. K. GAVIRA, M. O. Estratégias de negócio para mudanças climáticas de empresas de gestão de recursos hídricos integrantes do Carbon Disclosure Project. Revista Íbero-Americana de Estratégia, v. 21, n. 1, p. 1-33, 2022.

MOTTA, E. M. P. L. et al.. Proposta de instrumento financeiro para o combate às mudanças climáticas. ENSUS 2023 – XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto, UFSC, Florianópolis, junho de 2023.

MUSSI, R. F. et al. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, v. 7, n. 2, p. 414-430, 2019.

PANJAITAN, T. W. S. et al. A study of management decisions to adopt emission reduction measures in heavy industry in an emerging economy. Scientific Reports, v. 13, n. 1, p. 1413, 2023.

PENSERINI, L. et al. Tackling climate change through wastewater reuse in agriculture: A prioritization methodology. Science of the Total Environment, v. 914, p. 169862, 2024.

POYER, F. R. A transparência na adoção dos green bonds no setor de papel e celulose no Brasil.(Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2021.

ROSSONI, A. L. ROSSONI, R. L. C. Informações Financeiras sobre os Riscos Relacionados ao Clima: uma revisão da literatura. Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade, v. 13, n. 2, p. 160-179, 2023.

SANTOS, C. V. OLIVEIRA, A. F. FERREIRA FILHO, J. B. S. Potential impacts of climate change on agriculture and the economy in different regions of Brazil. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 60, n. 1, p. 1-24, 2022.

SANTOS, J. O. ALVES, J. S. Mudanças climáticas, comércio intranacional e exportações agrícolas à luz do modelo gravitacional: estimativas para o nordeste brasileiro. Desenvolvimento Regional em Debate, v. 10, n. 1, p.324-345, 2020.

SILVEIRA, P. G. Energia e mudanças climáticas: impactos socioambientais das hidrelétricas e diversificação da matriz energética brasileira. Revista Opinión Jurídica, v. 17, n. 33, p. 123- 147, 2018.

SOARES, M. R. et al. A importância do marketing para o agronegócio brasileiro. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 2, n. 02, 2021.

SURMINSKI, S.; DI MAURO, M..; BAGLEE, A.; CONNELL, R.; HANKINSON, J.;

HAWORTH, A.; INGIRIGE, B.;PROVERBS, D. Assessing climate risks across different businesses and industries: an investigation of methodological challenges at national scale for the UK. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 376 (2121). ISSN 1364-503X, 2018.

YANG, J. et al. Investment Dynamics in the Energy Sector under Carbon Price Uncertainty and Risk Aversion. Energy and Climate Change, p. 100110, 2023.

ZARTE, M; PECHMANN, A; NUNES, I. L. Problems, Needs, and Challenges of a Sustainability-Based Production Planning. Sustainability, v. 14, n. 7, p. 4092, 2022.

Downloads

Publicado

27/12/2024

Edição

Seção

Ciências Socialmente Aplicadas

Categorias

Como Citar

O contexto da indústria brasileira acerca das mudanças climáticas: Uma análise entre os riscos e oportunidades. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 131–147, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i3.1380. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1380. Acesso em: 28 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 79

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.