A INTERFERÊNCIA DE COGNATOS E FALSOS COGNATOS NO TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS VENEZUELANOS

Autores

  • Francisca Taislany Silva Sousa Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Jairzinho Rabelo Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/270

Palavras-chave:

Cognatos, Língua espanhola, Língua portuguesa, Imigrantes

Resumo

O presente trabalho trata da interferência de cognatos e falsos cognatos no texto em língua portuguesa por alunos venezuelanos. Observando a grande procura de estrangeiros por cursos de português, bem como a confusão de palavras na comunicação entre brasileiros e venezuelanos, surgiu a ideia de entrar nesse ambiente, pesquisar e responder à seguinte pergunta: como os cognatos e os falsos cognatos podem interferir nas produções escritas dos alunos imigrantes? Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar a interferência de cognatos e falsos cognatos na produção textual em língua portuguesa por alunos venezuelanos, e como objetivos específicos: identificar a presença de cognatos e falsos cognatos nas produções textuais em língua portuguesa de alunos venezuelanos; mostrar em qual nível de dificuldade essas palavras estão inseridas; e apresentar os significados dessas palavras em português e em espanhol. Para alcançarmos esses objetivos, realizamos uma pesquisa bibliográfica, da qual foram extraídos conceitos sobre LE, L2, aprendizagem e aquisição de línguas, ensino de português para estrangeiros e/ou imigrantes, e o significado de cognatos e falsos cognatos, bem como em quais níveis eles ocorrem. E também uma pesquisa de campo, a qual foi realizada no curso PLAc-Uerr, no segundo semestre de 2018, onde foram produzidos alguns textos, dos quais foram analisadas as interferências por cognatos e falsos cognatos, com base nas análises contrastiva e qualitativa. A maioria dos casos observados se dá nos níveis lexical, morfossintático e fonético-fonológico e acontecem porque os aprendizes transferem negativamente as regras da sua língua para a que está aprendendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Taislany Silva Sousa, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Graduada em Letras/Espanhol (IFRR), Especialista em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística (UERR)

Jairzinho Rabelo, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Mestre em Letras (UFRR), Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp/Araraquara) e professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

SOUSA, F. T. S.; RABELO, J. R. A INTERFERÊNCIA DE COGNATOS E FALSOS COGNATOS NO TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS VENEZUELANOS. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 72–84, 2019. DOI: 10.24979/270. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/270. Acesso em: 16 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia