Jovens migrantes em Roraima
Escolarização, resistência e perspectivas de futuro
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1722Palavras-chave:
Jovem Migrante, Desenvolvimento Econômico, RoraimaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por adolescentes migrantes no processo de escolarização em Roraima, bem como compreender os projetos de futuro desses jovens e suas perspectivas de inserção econômica como parte do desenvolvimento regional. A pesquisa parte do entendimento de que os jovens migrantes, especialmente aqueles presentes na rede pública de ensino, representam simultaneamente um desafio educacional e uma força social e produtiva com potencial para dinamizar setores locais. Por meio de uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-interpretativa, combinando levantamento empírico e pesquisa bibliográfica foram aplicados questionários a estudantes do Ensino Fundamental II e Médio em 8 escolas estaduais no município de Boa Vista. Os dados revelaram que muitos desses jovens demonstram interesse em prosseguir os estudos, empreender ou atuar em atividades econômicas locais, o que evidencia sua disposição em participar ativamente no desenvolvimento de Roraima. Tais achados reforçam a importância de políticas públicas que articulem inclusão educacional e inserção produtiva, aproveitando o potencial dessa juventude como vetor estratégico para o fortalecimento socioeconômico do estado.
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