Jovens migrantes em Roraima

Escolarização, resistência e perspectivas de futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1722

Palavras-chave:

Jovem Migrante, Desenvolvimento Econômico, Roraima

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por adolescentes migrantes no processo de escolarização em Roraima, bem como compreender os projetos de futuro desses jovens e suas perspectivas de inserção econômica como parte do desenvolvimento regional.  A pesquisa parte do entendimento de que os jovens migrantes, especialmente aqueles presentes na rede pública de ensino, representam simultaneamente um desafio educacional e uma força social e produtiva com potencial para dinamizar setores locais. Por meio de uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-interpretativa, combinando levantamento empírico e pesquisa bibliográfica foram aplicados questionários a estudantes do Ensino Fundamental II e Médio em 8 escolas estaduais no município de Boa Vista. Os dados revelaram que muitos desses jovens demonstram interesse em prosseguir os estudos, empreender ou atuar em atividades econômicas locais, o que evidencia sua disposição em participar ativamente no desenvolvimento de Roraima. Tais achados reforçam a importância de políticas públicas que articulem inclusão educacional e inserção produtiva, aproveitando o potencial dessa juventude como vetor estratégico para o fortalecimento socioeconômico do estado.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karla King, Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima

    Mestra em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) na linha de pesquisa Língua e Cultura Regional. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Graduada em Letras Português/Inglês pela UFRR. É professora formadora no Programa de Formação de Professores para Acolhimento de Migrantes - PROFAM (UERR). Participa do Projeto de Pesquisa Ensino de Línguas e Formação de Professores em Roraima, o qual investiga e aprimora práticas pedagógicas voltadas para o ensino de línguas no contexto migratório e multicultural do Estado. Adicionalmente, integra o grupo de pesquisa Português como Língua Adicional em Roraima (PLAR). Atualmente faz parte do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação e Desportos de Roraima, atuando como professora de Língua Inglesa na Escola Estadual em Tempo Integral Profa Maria das Dores Brasil. Ao longo de sua trajetória profissional, adquiriu experiência no ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, desenvolvendo metodologias voltadas para um ensino mais crítico e sensível às necessidades de contextos multiculturais. Tem especial interesse nas áreas de ensino e aprendizagem de línguas e na formação de professores, especialmente a partir de abordagens que envolvam perspectivas críticas, decoloniais e translíngues. Suas pesquisas têm explorado temas como a educação intercultural, o acolhimento de alunos migrantes e o uso da translinguagem e do letramento crítico como uma ferramenta pedagógica para a inclusão linguística e cultural. Trabalha para promover práticas pedagógicas que valorizem a diversidade nas salas de aula e que contribuam para uma educação mais justa e inclusiva.

  • André Campos, Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima

    Doutorando em Ensino de História pelo ProfHistória - UFRR, Mestre em Ensino de História pelo ProfHistória - UFRR, Pós-Graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES. Possui graduação em História pela UFRR e Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (FACETEN). Atualmente, é professor efetivo de História na Secretaria Estadual de Educação de Roraima (SEED-RR) e no município de Boa Vista. Atua também como supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRR). Possui experiência nas áreas de ensino de História, com ênfase em História local, práticas pedagógicas, cotidiano e cidadania.

Referências

A economia de Roraima e o fluxo venezuelano [recurso eletrônico]: evidências e subsídios para políticas públicas / Fundação Getulio Vargas, Diretoria de Análise de Políticas Públicas. - Rio de Janeiro : FGV DAPP, 1 recurso online (148 p.) : PDF. 2020. https://www.acnur.org/br/sites/br/files/2025-01/2020-economia-roraima-e-fluxo-venezuelano_1.pdf

BORTONI-RICARDO, Stella Maris - O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa / Stella Maris Bortoni-Ricardo. - São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CAMPOS, Anderson. Mercantilização da juventude, consumo e degradação do trabalho. In: Juventude no Brasil [livro eletrônico] / Laura Martin, Luís Fernando Vitagliano (orgs.). São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019.

CARVALHO, Cléia Maria Silva de. MIGUEL, Katia Cristina Deps; OLIVEIRA, Rosemeire Rodrigues de. Migrantes e gestão pública: uma práxis para o bem viver. In: Educação e Saúde Migrante em Perspectiva Anticolonial /Organização Rubens Lacerda de Sá. São Paulo: Pimenta Cultural. DOI:10.31560/pimentacultural/978-85-7221-340-0.3. 2025.

DERRIDA J. Hospitality. Journal of Theoretical Humanities, 5(3), 3-18. 2000.

FRITZEN, Maristela Pereira; DE SOUZA NAZARO, Ana Carolina. Línguas Adicionais em escolas públicas: discussão a partir de um cenário intercultural. Educação Em Revista, 34, e162012. https://doi.org/10.1590/0102-4698162012. 2018.

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Diretoria de Análise de Políticas Públicas; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Observatório das Migrações Internacionais; UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. A economia de Roraima e o fluxo venezuelano: Evidências e subsídios para políticas públicas. [S.l.]: [s.n.], 2023. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/publicacoes-obmigra/FGV%20DAPP%20(2020)%20-%20A%20economia%20de%20Roraima%20e%20o%20fluxo%20venezuelano.pdf. Acesso em: 9 ago. 2025.

KING, Karla Danielle Matos Menezes. Entre Línguas e Fronteiras: desafios e possibilidades no ensino de inglês para estudantes migrantes em Boa Vista. Dissertação de Mestrado em Letras - Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, 2025. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1TM0Tka_lycnRQU5gwzAwHd6GygsZFOA0/view?usp=sharing

KING, Karla Danielle Matos Menezes; ZAMBRANO, Cora Elena Gonzalo. Pedagogia das diferenças: a diversidade cabe no seu plano de aula? Revista Pathos, Dossiê: Migração, Saúde Mental e Direitos Humanos, previsão de publicação em set. 2025. No prelo.

MARTIN, Laura. VITAGLIANO, Luís Fernando. Juventude no Brasil. Laura Martin, Luís Fernando Vitagliano (orgs.). São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019. https://fpabramo.org.br/editora/wp-content/uploads/sites/17/2019/05/Juventude-Final.pdf.

MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.). Por uma Linguística Aplicada Interdisciplinar. 2. ed. - São Paulo, SP : Parábola Editorial, 2006.

MOTA, Angela Karinne Bezerra. Políticas públicas – soluções duráveis para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil: a estratégia de inserção no mercado de trabalho em Boa Vista/RR. 2025. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2025.

OLIVEIRA, Pedro Carlos de Araújo. Migração e trabalho: venezuelanos com formação acadêmica no estado de Roraima. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) – Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2020.

PARENTE FILHO, Antonio De Pádua. O reflexo do movimento migratório na economia. Revista Gralha Azul: Periódico Científico da Escola Judicial do Paraná - EJUD, Curitiba, v. 1, n. 12, p. 40-49, jun./jul. https://ejud.tjpr.jus.br/documents/13716935/68524001/04+O+REFLEXO+DO+MOVIMENTO+MIGRAT%C3%93RIO+NA+ECONOMIA.pdf/6d22dae6-5938-aae3-685c-f87ae1b204cd. 2022.

RODRIGUES, Filipe. FURNO, Juliane da Costa. Juventude da periferia: reflexões iniciais

com base na formação brasileira. In: Juventude no Brasil. Laura Martin, Luís Fernando Vitagliano (orgs.). São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019. https://fpabramo.org.br/editora/wp-content/uploads/sites/17/2019/05/Juventude-Final.pdf.

SÁ, Rubens Lacerda de. SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos. Reflexões sobre a migração no Brasil contemporâneo. In: Educação e Saúde Migrante em Perspectiva Anticolonial /Organização Rubens Lacerda de Sá. São Paulo: Pimenta Cultural. DOI: 10.31560/pimentacultural/978-85-7221-340-0.11. 2025.

SCHUMACHER, Jaqueline; NOGUEIRA, Sandra Vidal. Formação docente plurilíngue no Brasil: novas demandas por políticas públicas, em perspectiva intercultural. Revista Políticas Públicas & Cidades, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e1038, 2024. DOI: 10.23900/2359-1552v13n2-175-2024. Disponível em: https://journalppc.com/RPPC/article/view/1038. Acesso em: 29 jun. 2025.

YOUNG, Michael. Currículo e democracia: lições de uma crítica à “Nova Sociologia da Educação”. Educação e Realidade. Porto Alegre, UFRGS 14(1):29-39, jun., 2006.

Downloads

Publicado

09/10/2025

Como Citar

Jovens migrantes em Roraima: Escolarização, resistência e perspectivas de futuro. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.24979/ambiente.v18i2.1722. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1722. Acesso em: 23 out. 2025.