Estratégias de auditoria e gestão da qualidade nos serviços públicos de saúde
Um panorama das evidências científicas
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i1.1311Palavras-chave:
Auditoria de enfermagem, Gestão da qualidade total, Hospitais, EnfermeirosResumo
Objetivo: identificar as estratégias de qualificação do processo de trabalho do enfermeiro por meio da auditoria em saúde e gestão da qualidade total em hospitais públicos. Metodologia: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo revisão integrativa da literatura, que ocorreu em maio de 2023, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS) e Publisher Medline (PUBMED). Foi utilizado o website/software Rayyan no modo blind on, a fim de sistematizar e operacionalizar o processo. Resultados: somente nove artigos se enquadraram nos critérios de inclusão, sendo: 2 artigos da base de dados LILACS (22,22 %), 0 artigo da base de dados IBECS (0 %), 2 artigos da base de dados BDENF (22,22%) e 5 artigos da base de dados Pubmed (55,56%). Na análise, emergiram estratégias desempenhadas pelos enfermeiros quanto à gestão da qualidade total e auditoria relacionadas à gestão, liderança, à melhoria de processos e cultura de segurança do paciente. Considerações finais: o estudo promoveu impulso à análise e reflexão crítico-reflexiva da dimensão rica de oportunidades a serem desenvolvidas e/ou aprimoradas para a melhoria contínua de processos institucionais hospitalares, além de aspirar a ressignificação do olhar de profissionais de saúde para a inovação de estratégias embasadas, planejadas, com vistas a um futuro de aprimoramento e mudanças com ações assistenciais e gerenciais centradas na eficácia, eficiência, segurança, legislações vigentes, dentre outros.
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