DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA ENSINAR CONCEITOS DE PSICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/355

Palavras-chave:

Ensino da Psicologia, Métodos de ensino, Estudo individualizado, Aprendizagem

Resumo

Errata: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/899

Estudos revelam dificuldades na formação em Psicologia relativas ao aprendizado de conceitos de Análise do Comportamento e de Avaliação Psicológica. Para lidar com esse problema, esta pesquisa foi organizada em dois estudos. Os objetivos foram desenvolver e avaliar a eficiência de um programa de ensino individualizado para favorecer o aprendizado de conceito de reflexo (Estudo 1) e de Avaliação Psicológica (Estudo 2). Participaram de cada estudo 10 alunos de Psicologia de diferentes semestres expostos a atividades desenvolvidas numa planilha eletrônica que envolviam instruções, exercícios e feedback informativo sobre o desempenho. Os resultados gerais indicaram eficácia de baixa a moderada dos procedimentos propostos para o ensino de conceitos psicológicos. Além disso, indicaram a necessidade de aperfeiçoar as condições avaliativas e os critérios de progressão nas atividades. Ao mesmo tempo, foi evidenciada a viabilidade de se continuar investindo no desenvolvimento de recursos informatizados para o ensino, uma vez que todos os alunos relataram satisfação com as tarefas realizadas e elas ajudaram a favorecer que os estudantes apresentassem respostas ativas em relação aos conceitos propostos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Graduado em Psicologia e especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e Doutror em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No mestrado investigou procedimentos para a redução de dificuldades na resolução de problemas de matemática e, no doutorado, trabalhou na adaptação de um instrumento para avaliação formativa de professores universitários. Obteve o certificado de Microsoft Office Specialist Excel 2010. Gerenciou o departamento de Recursos Humanos da Advise Brasil (2013-2015) e fez parte do conselho administrativo da empresa (2015). Atualmente, é Professor efetivo do curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), colaborador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE e participa dos grupos de pesquisa em Saúde, subjetividade e inclusão do curso de Psicologia da UFRR, Análise do Comportamento e Ensino-aprendizagem da Matemática da UFSCar e Análise do Comportamento: Implicações Clínicas e Educacionais da UEL. Desenvolve pesquisas sobre aplicações da Análise do Comportamento à Educação (ensino-aprendizagem, programação de condições de ensino, formação e avaliação docente) e às Organizações (análise de cargos, seleção de pessoas e avaliação de desempenho).

  • Ricardo Lima Moura, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Graduando em Psicologia Bacharelado pela Universidade Federal de Roraima. Concluiu o Projeto de Iniciação Científica intitulado: ?Capacitação de graduandos em Psicologia para realizar avaliação psicológica: contribuições da programação de ensino? no período de outubro de 2017 a julho de 2018. Participou do Projeto de Extensão "Encantos do Vale" (Santa Catarina). Ademais, o pesquisador participou de outros eventos científicos e em suas organizações e monitoria como: "I e II Encontro da Região Norte sobre Organizações Saudáveis e Riscos Psicossociais no Trabalho"; "XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC)"; "III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras"; "V Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social: Produção de Conhecimento e Formação Interdisciplinar". Atualmente o discente cursa o 6º semestre da graduação e tem interesse em áreas da Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Psicopatologia e Psicodiagnóstico.

  • Francisco Gean Leite do Nascimento, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Roraima com ênfase em formação do psicólogo, é membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso). É voluntário na ONG do Centro de Valorização da Vida - CVV, em acolhimento emocional e prevenção do suicídio. Tem interesses no desenvolvimento, construção e compreensão do bem estar social e subjetivo, bem como no processo de desenvolvimento humano nas organizações.

Publicado

29/05/2020

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA ENSINAR CONCEITOS DE PSICOLOGIA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 48–68, 2020. DOI: 10.24979/355. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/355.. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 330

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.