FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/346

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias Computacionais, Revisão sistemática, Educação

Resumo

Indicadores de titulação nacionais apontam para escassez na formação de professores de creche, por exemplo. No entanto, existem movimentos legais para utilização do modelo de Educação a Distância (EaD) para ampliar a formação de professores no País, sendo esta um recurso derivado de tecnologias computacionais. Sendo assim, têm-se como objetivos identificar quais os objetivos, procedimentos e principais resultados de artigos brasileiros publicados no uso de tecnologias computacionais para formação de professores. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura considerando todos os periódicos indexados na Plataforma de Periódico da Capes até a data de 2017. Os resultados obtidos indicaram 20 artigos, sendo de natureza Básicas e Aplicadas (divididas igualmente) e de objetivos Exploratórios e Descritivos. Os principais resultados apontados nos artigos indicam que tecnologias computacionais para formação de professores foram eficazes, ainda que na literatura pesquisada existam poucos materiais publicados. Por fim, conclui-se que pesquisas futuras devem melhorar a descrição metodológica sobre os procedimentos didáticos adotados nas formações e utilizarem descritores com maior alcance de pesquisa.

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Publicado

26/12/2019

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 33–45, 2019. DOI: 10.24979/346. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/346. Acesso em: 3 dez. 2024.

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