DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA ENSINAR CONCEITOS DE PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.24979/355Palavras-chave:
Ensino da Psicologia, Métodos de ensino, Estudo individualizado, AprendizagemResumo
Errata: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/899
Estudos revelam dificuldades na formação em Psicologia relativas ao aprendizado de conceitos de Análise do Comportamento e de Avaliação Psicológica. Para lidar com esse problema, esta pesquisa foi organizada em dois estudos. Os objetivos foram desenvolver e avaliar a eficiência de um programa de ensino individualizado para favorecer o aprendizado de conceito de reflexo (Estudo 1) e de Avaliação Psicológica (Estudo 2). Participaram de cada estudo 10 alunos de Psicologia de diferentes semestres expostos a atividades desenvolvidas numa planilha eletrônica que envolviam instruções, exercícios e feedback informativo sobre o desempenho. Os resultados gerais indicaram eficácia de baixa a moderada dos procedimentos propostos para o ensino de conceitos psicológicos. Além disso, indicaram a necessidade de aperfeiçoar as condições avaliativas e os critérios de progressão nas atividades. Ao mesmo tempo, foi evidenciada a viabilidade de se continuar investindo no desenvolvimento de recursos informatizados para o ensino, uma vez que todos os alunos relataram satisfação com as tarefas realizadas e elas ajudaram a favorecer que os estudantes apresentassem respostas ativas em relação aos conceitos propostos.
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