Alfabetização científica e tecnológica

Uma revisão sistemática das dissertações de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências da Região Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i3.1492

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Mestrado Profissional, Ensino de ciências, Mapeamento

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar as dissertações dos Mestrados Profissionais (MP) em Ensino de Ciências da região norte que abordaram a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) no período entre 2014 até 2021. A pesquisa foi realizada por meio de uma Revisão Sistemática (RS) a partir das dissertações de MP em Ensino de Ciências, onde se buscou responder à seguinte questão: quais são as características das dissertações dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências da região norte que abordam a teoria da ACT?. Os resultados obtidos indicaram que a ACT, não está presente em muitas pesquisas no período analisado, porém as dissertações que abordam este tema utilizam diferentes autores para conceituar a pesquisa, principalmente Fourez e Chassot. Conclui-se que as dissertações que tratam da ACT aliadas a teoria nas aulas de Ciências, tornam o ensino mais atraente aos estudantes possibilitando uma aprendizagem fundamentada na alfabetização científica.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Alfabetização científica e tecnológica: Uma revisão sistemática das dissertações de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências da Região Norte. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 59–72, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i3.1492. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1492. Acesso em: 10 jan. 2025.

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