Práticas e perspectivas interdisciplinares no ensino fundamental

Uma análise das pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1485

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. , Contemporaneidade., BDTD. , Educação Básica., Análise Documental.

Resumo

O presente estudo explorou a interdisciplinaridade nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco nas pesquisas brasileiras publicadas entre 2013 e 2023. A perspectiva interdisciplinar aqui adotada é definida pela colaboração entre diferentes disciplinas para o enriquecimento mútuo do conhecimento. A pesquisa foi conduzida com o objetivo de identificar e caracterizar as abordagens interdisciplinares presentes nas teses e dissertações encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram analisados 48 trabalhos que compuseram o corpus da pesquisa, permitindo uma avaliação detalhada das metodologias, teorias e temas abordados. Os resultados indicaram uma concentração de abordagens interdisciplinares em disciplinas como Ciências da Natureza, Matemática e Geografia, além de uma ênfase significativa nas práticas pedagógicas e na formação continuada dos professores. Adicionalmente, destacaram-se as abordagens de educação inclusiva e os temas de Educação Ambiental e Qualidade de Vida como centrais nas pesquisas analisadas. Percebendo-se que, embora a interdisciplinaridade enfrente desafios significativos, ela possui o potencial de transformar a educação em um espaço verdadeiramente integrador e inovador, especialmente quando aplicada de forma crítica e adaptada às necessidades contemporâneas.

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Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Damasceno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Mestrando em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá. Possui complementação em Química pela UniBF, graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2018) e ensino médio pela escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho (2012). É professor colaborador no IFMT campus de Rondonópolis MT. 

  • Elivam Conceição da Silva, Universidade Estadual de Maringá

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2013), com especializações em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2019), em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ambas pela Universidade Federal do Piauí (2013). Desde 2002, atuando como professor efetivo de Ciências da Natureza no Sistema Público Municipal de Ensino de Andorinha e Jaguarari, Bahia. Minha carreira é marcada por um forte compromisso com a educação ambiental, buscando integrar práticas sustentáveis ​​e conscientização ecológica no currículo e na comunidade educativa.

  • Elizabeth Szwako Liniewicz Bellini, Universidade Estadual de Maringá

    Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP (1999). Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Espanhola pela UNIVALE/SOET - Maringá, PR (2003). Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR, Paranavaí, PR (2021). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, especialmente na produção e desenvolvimento de novos produtos lácteos. Tem experiência no Ensino de Língua Espanhola. Atuando como Professora de Língua Espanhola no Programa Paraná Fala Espanhol - PFE, na Universidade Estadual de Maringá - UEM, desde 2023. Estudante de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, desde 2024.

  • Marli Schmitt Zanella, Universidade Estadual de Maringá

    Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá.

  • Felipe Fontana, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (2010-DCS-CCH/UEM). Mestre em Ciências Sociais (2013-PGC-CCH/UEM). Doutor em Ciência Política (2017-PPG-POL/UFSCar). Historiador (DHI-CCH/UEM-2019). Pedagogo (UNICESUMAR-2020). Tecnólogo em Gestão Pública (2021/TGP-UNIOESTE). Assistente Social (2024-Serviço Social/UNICESUMAR). Suas pesquisas voltaram a atenção, durante o doutorado, para o trabalho desenvolvido por Oliveira Vianna como consultor jurídico no Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio entre os anos de 1932 e 1940. Atualmente, integra: 1) como professor colaborador, o Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB-Associada UEM) desenvolvendo coorientações, orientações e ministrando as disciplinas de: a) Ambiente, Sociedade e Educação; b) e Natureza, Cultura e Territorialidades. Resguarda experiência: 1) na organização, regulamentação e implementação de políticas públicas ligadas à urbanidade e política social (OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES, Núcleo Região Metropolitana de Maringá-UEM, 2012-2018); 2) na capacitação de conselheiros e gestores preocupados com a feitura de políticas públicas sociais e assistência social (MDS-CAPACITASUAS/Governo do Paraná-UEM, 2016-2017); 3) na capacitação de conselheiros e gestores atrelados ao desenvolvimento e à implementação local de políticas públicas de promoção da igualdade racial (MDH, SEPPIR-SINAPIR, ONU-PNUD, 2018-2019 e 2022-2023); 4) e como professor do (i) Ensino Superior (UEM-Campus Goioerê-PR), (ii) da Educação Científica e Tecnológica (IFPR-Campus Avançado de Goioerê-PR) e da (iii) Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio, SEED-PR, Colégio UP-Goioerê-PR e Rede Municipal de Francisco Beltrão). Ainda vale destacar que Felipe Fontana é Pós-Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática (2020, PCM-CCE/UEM) onde desenvolveu a pesquisa intitulada Representações Sociais acerca de ISTs Conferidas por Homossexuais Masculinos e HSHs em Aplicativos de Relacionamentos e Encontros Sexuais: Direcionamentos para uma Educação mais Eficiente em Saúde. Por fim, atua como professor colaborador do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

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Publicado

06/05/2025

Como Citar

Práticas e perspectivas interdisciplinares no ensino fundamental: Uma análise das pesquisas brasileiras. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 37–55, 2025. DOI: 10.24979/ambiente.v18i1.1485. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1485. Acesso em: 6 maio. 2025.

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