Novo ensino médio e o esquecimento da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1364Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, BNCC, Educação Especial, InclusãoResumo
O texto busca compreender as possíveis implicações que o Novo Ensino Médio (NEnMe) pode gerar para a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considera-se relevante trazer à baila reflexões envolvendo essas demandas emergentes no campo de estudos da educação. O artigo baseou-se na análise da Lei 13.415/2017, da BNCC e no Decreto Presidencial 10.502/2020, e com o amparo de um aporte teórico de outros autores que tratam desses temas, analisa e discute algumas perspectivas relacionadas aos três documentos alvo dessa investigação. Ao final destaca-se que o atual modelo de Ensino Médio não é tão novo assim como pretende parecer. Apesar de reconhecer que ainda é muito cedo para cravar os impactos da BNCC para a Educação Básica no país, é fato que, tanto a BNCC quanto o NEnMe negligenciam a Educação Especial tornando seu público-alvo ainda mais invisível. Portanto, caso a nova Política Nacional de Educação Especial venha a ser implementada no país, esse conjunto da obra pode representar uma grande perda de direitos historicamente conquistados, assim como muitos avanços culturalmente construídos no que diz respeito a inclusão de pessoas com deficiência também podem ser desmobilizados.
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