Práticas e perspectivas interdisciplinares no ensino fundamental
Uma análise das pesquisas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1485Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. , Contemporaneidade., BDTD. , Educação Básica., Análise Documental.Resumo
O presente estudo explorou a interdisciplinaridade nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco nas pesquisas brasileiras publicadas entre 2013 e 2023. A perspectiva interdisciplinar aqui adotada é definida pela colaboração entre diferentes disciplinas para o enriquecimento mútuo do conhecimento. A pesquisa foi conduzida com o objetivo de identificar e caracterizar as abordagens interdisciplinares presentes nas teses e dissertações encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram analisados 48 trabalhos que compuseram o corpus da pesquisa, permitindo uma avaliação detalhada das metodologias, teorias e temas abordados. Os resultados indicaram uma concentração de abordagens interdisciplinares em disciplinas como Ciências da Natureza, Matemática e Geografia, além de uma ênfase significativa nas práticas pedagógicas e na formação continuada dos professores. Adicionalmente, destacaram-se as abordagens de educação inclusiva e os temas de Educação Ambiental e Qualidade de Vida como centrais nas pesquisas analisadas. Percebendo-se que, embora a interdisciplinaridade enfrente desafios significativos, ela possui o potencial de transformar a educação em um espaço verdadeiramente integrador e inovador, especialmente quando aplicada de forma crítica e adaptada às necessidades contemporâneas.
Downloads
Referências
ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS). NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2023.
AZEVEDO, Mariana Morais. Da escola ao mangue: a utilização do jogo como ferramenta pedagógica para o ensino das ciências ambientais. São Cristóvão, 2018. 170 f.
BARROS, Priscila Bezerra Zioto. A Arte na Matemática: contribuições para o ensino de geometria/ Priscila Bezerra Zioto Barros, 2017. 206f.
BASTOS, Débora Gonçalves de. Organização do Trabalho Pedagógico no 3° Ciclo do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades/ Débora Gonçalves de Bastos; orientador Edileuza Fernandes SILVA, --Brasília, 2019. 242 p.
BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Advanced Acesso em 14 de jun 2024.
BERTOTTI, Heidi Fernanda. Letramento Científico nos Anos Finais do Ensino Fundamental na Perspectiva dos Professores de Ciências de três escolas municipais de Porto Alegre/ Heide Fernanda Bertotti. –2021. 146f.
BLANCO MARTÍNES FORCATO, Maíra. Interdisciplinaridade e Contextualização: uma investigação da própria prática nas aulas de matemática a partir de uma sequência de atividades nos anos finais do Ensino Fundamental/ Maíra Blanco Martínez Forcato. –2022. 138 f.: il.
BORGES, Janderson da Silva. Um novo olhar para a leitura de romances pelos alunos do 6°. ano do ensino fundamental em uma escola pública de Patos de Minas – MG/Janderson de Silva Borges. – 2020. 112 f. : el., fig., graf.
BOSCARIOLI, Clovis; CORDEIRO, Edson dos Santos; DELIBERALLI, Mariangela; KLÜBER, Tiago Emanuel; PONCIANO, Paola Cavalheiro. Modelos, Concepções e Perfil Docente de Formação em Tecnologias Digitais para Professores que Ensinam Matemática. Revista ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 27-52, novembro 2023. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e88128
CHAGAS GALENO MACHADO, Francisco. O ensino da filosofia no 6° ano do ensino fundamental: uma experiência de ensino interdisciplinar na unidade integrada Juselino Kubitschk do Povoado Mamorana – São Bernardo -MA/ Francisco Chagas Galeno Machado. -2020. 182 p.
COSTA, Ronie França. Literatura de cordel e ensino de história: diálogos e possibilidades no Ensino Fundamental / Ronie França Costa. – 2021. – 1 f.
DA CONCEIÇÃO, Larissa. Teoria de Grafos na Educação Secundária: Uma Proposta / Larissa da Conceição Borges dos Santos; orientador: José Victor Goulart Nascimento. – Rio de janeiro: PUC-Rio, Departamento de Matemática, 2017.
v., 108 f: il. color.; 30 cm
DAGIOS, Alex Luiz. Inserção da educação ambiental no ensino de Geografia e
História: uma abordagem interdisciplinar / Alex Luiz Dagios ; orientação Noemi Boer – Santa Maria, RS : Universidade Franciscana – UFN, 2023. 106 f.: il.
DOS SANTOS, Daniel. O ciclismo como atividade física: uma análise de projeto
interdisciplinar de educação física e ciências naturais na educação básica / Daniel dos Santos; orientador Dartel Ferrari de lima. -- cascavel, 2023. 116 p.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. Ideação, Feira de Santana, v. 10, n. 1, p. 41-62, 2008.
GAMA, Eydher Floriano Pereira Eleutério. A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020. São Carlos, SP. 2021. 114 f.
GOMES, Antônio Carlos Buraneli. A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7o ano do Ensino Fundamental. 2022. 95p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
GONÇALVES, Solange de Araújo. A dança nos documentos curriculares federais – os anos finais do Ensino Fundamental nos PCN e na BNCC
/ Solange de Araújo Gonçalves; orientadora Cláudia Valentina Assumpção Galian. -- São Paulo, 2022. 193 p.
Google Acadêmico. Disponível em: https://scholar.google.com.br/?hl=pt. Acesso em: 02 jul. 2024.
GOZZI, Maria Estela. A formação de professores para as ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental/ Maria Estela Gozzi. –Maringá, 2016. 197f.: il.
GREIN, Adriane C.V. Desenvolvimento de senso crítico, analítico e científico
em alunos participantes de Clube de Ciências. 2014. 79 f. Dissertação
(Mestrado em Ciências) – Programa de Pós Graduação em Formação
Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do
Paraná. Curitiba. 2014.
LANES, Delaine Motta. A Educação Ambiental e a essencialidade da água: uma proposta interdisciplinar de atividade com cartilha educativa/ Delaine Motta Lanes; Jean Carlos Miranda, orientador: Francisca Marli Rodrigues de Andrade, coorientadora. Santo Antônio de Pádua, 2021. 215f.:il.
LIMA, Leonora Cavalcante de. No Regaço do Vale [manuscrito]: Cartografias de José Lins do Rego no Ensino de História Local/Leonora Cavalcante de Lima. -2019. 151 p.: il. Colorido.
MARINELO, Camila Aparecida Silva Rosa. A interdisciplinaridade nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas de um município do Vale do Paraíba. /Camila Aparecida Silva Rosa Marinelo. – 2019. 109f.: il.
MARQUES, Karina Fernandes Gomes Marques. Análise do ensino da Biogeografia na Educação Básica do Distrito Federal (DF) : propostas de práticas pedagógicas / Karina Fernandes Gomes Marques Marques; orientador Ruth Elias de Paula Laranja Laranja. –Brasília, 2019. 196 p.
MARTINEZ, Marcia Lorena Saurin. Desenvolvimento profissional docente no desejo de ser interdisciplinar: emergências dos processos formativos e educativos em contexto de planejamento de professores formadores em EaD / Marcia Lorena Saurin Martinez; Marta Nörnberg, orientadora. — Pelotas, 2021. 279 f.: il.
MEDEIROS, Adynamôr Lucena de. A geografia nos anos finais do ensino fundamental na promoção da educação ambiental / Adynamôr Lucena de Medeiros. - Caicó: UFRN, 2017. 143f.: il.
MELO, Eliude Maria. Sequências didáticas para educação ambiental: uma abordagem interdisciplinar no estudo da água / Eliude Maria Melo. – 2019. 119 f.: il.
MIRANDA, Elisandro Araujo. Práticas corporais de aventura na educação física escolar: Uma proposta de ensino do Trekking de Regularidade nos anos finais do Ensino Fundamental / Elisandro Araujo Miranda. – Presidente Prudente, 2023. 218 p.: tabs., fotos + objeto educacional.
MORAES, Juliano Ferreira de. Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na escola municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC./ Juliano Ferreira de Morais, orientador Christiano Nogueira. -2020. 135 f.
MUSTAFÉ, Diego Nascimento. O ensino de Geografia na BNCC do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) [manuscrito]: a escala geográfica e o conceito de lugar com vistas à formação cidadã do aluno / Diego Nascimento
Mustafé. - 2019. 105 f.
NORONHA, Priscila Alves. Formação de professores de ciências: uma proposta de atividades interdisciplinares para os anos finais do ensino fundamental. Priscila Alves Noronha. Brasília, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) – Universidade de Brasília, 2019. 75 p.
OGAWA, Ione. Educação ambiental nos processos de ensino e aprendizagem no espaço escolar: a implantação de um projeto institucional de ensino/Ione Ogawa. -Maringá, PR, 2023. 78 f.: il. Color., figs., tabs.
POLO, Flávio Renato Marqueti. A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental/ Flávio Renato Marqueti Polo; orientadora Vânia Galindo Massabni. São Carlos, 2021.
RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. História da matemática [manuscrito]: a interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática/ Denise Aparecida Enes Ribeiro. – 2019. 102 p.:il. Colorido.
RIVERA, Tatiana Del Pilar Barros. A implementação da proposta pedagógica e curricular do componente metodologia do estudo das escolas estaduais de tempo integral em Manaus / Tatiana Del Pilar Barros Rivera. -- 2017. 163 f.: il.
RODRIGUES, Carolina Braz Carlan. Intervenções no ambiente escolar visando a promoção da saúde / Carolina Braz Carlan Rodrigues. - 2020. 97 p.; 30 cm.
RUSSINI, Augusto. O ensino de geografia e história na pós-modernidade: os desafios e as possibilidades das multimodalidades e das tecnologias / Augusto Russini; orientação Elsbeth Léia Spode Becker – Santa Maria, 2018. 99 f.: il.
SANTOS, João Ricardo Borges dos. Educação ambiental em uma escola pública municipal de Salvador/ BA: conhecimentos e concepções de docentes dos anos finais do ensino fundamental/ João Ricardo Borges dos Santos. –Salvador, 2016.
170 f.
SCHIAVETTI BASILIO KOVACEVIC, Milenko. Geometria Esférica: O Elo entre Matemática e Astronomia/ Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic. –São Paulo: [s.n], 2020. 98 p.
SILVA, Adriane Teixeira da. Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker/ Adriana Teixeira da Silva. -Natal, 2022. 123 f.: il. Color.
SILVA, Débora Perônio da. A docência compartilhada no ensino de ciências do 9° ano do ensino fundamental: As especificidades do fazer docente em uma proposta interdisciplinar. Porto Alegre, 2022. 87f.
SILVA, Kelly Cristina Oliveira da. Gêneros acadêmicos, letramento e interdisciplinaridade: o pôster científico no Ensino Fundamental II. Itabaina, SE. 2016. 133f.
SILVA, Manoel Galdino da. O ensino de artes nos anos finais do ensino fundamental: um estudo da prática do arte-educador no sul do amazonas/Manoel Galdino da Silva. 2021 156f.:il. color; 31 cm.
SILVA, Wanusa Rodrigues da. A recontextualização do Programa Mais Educação
São Paulo operada por formadores e professores de Matemática. 2019. Tese
(Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em
Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
SOLIGO, Silas Cleiton. Formação Continuada e Ensino de Ciências Naturais: um olhar sobre a Educação do Campo no município de Getúlio Vargas – RS / Silas Cleiton Soligo. –2020. 184f.
SOUZA, Lahis Braga. Modelagem Matemática: os olhares dos estudantes após o
desenvolvimento de uma atividade / Lahis Braga Souza. -- Rio
Claro, 2022. 215 p.
VENTURINI, Andressa. Jogos pedagógicos: um recurso didático para a aprendizagem de ciências e matemática na educação inclusiva para o ensino fundamental – anos finais / Andressa Venturini; orientação Sandra Cadore Peixoto – Santa Maria: Universidade Franciscana – UFN, 2021. 99 f.: il.
VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes. Investigações acerca da abordagem do tema Meio Ambiente e do desenvolvimento de ações interdisciplinares no Ensino Fundamental/ Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa. -2017. 91 p.; 30 cm.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Henrique Damasceno, Elivam Conceição da Silva, Elizabeth Szwako Liniewicz Bellini, Marli Schmitt Zanella, Felipe Fontana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.