A POSIÇÃO ANTISSISTEMÁTICA, ANTIEÓRICA E DIRETA DE L. WITTGEINSTEIN COMO ENFOQUE INADEQUADO DA QUESTÃO DE DEUS
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i3.843Palavras-chave:
Filosofia Sistemática, Questão de Deus, Puntel, WittgensteinResumo
O presente trabalho está inserido em uma discussão bastante difundida e diversamente formulada em âmbito filosófico e teológico, usualmente apresentada como “questão de Deus”. Buscamos apresentar a análise de uma das posições deste questionamento, especificamente a de L. Wittgenstein, a partir da perspectiva filosófico-sistemática empreendida por Lorenz B. Puntel em sua obra Ser e Deus. Para este propósito será necessária a apresentação da problemática questão a partir de um enfoque considerado inadequado por Puntel: a abordagem totalmente antissistemática, antiteórica e direta de Wittgenstein a partir da crítica de John Hyman. Após a exposição dos conceitos básicos da filosofia sistemática enquanto teoria geral do Ser de Puntel, a discussão dos enfoques inadequados da questão de Deus, da teoria da figuração, do conceito de “místico” e da perspectiva pautada pelos “jogos de linguagem”, buscamos apontar as supostas insuficiências da posição de Wittgenstein em contraste com o a filosofia sistemático-estrutural.
Downloads
Referências
BLANC, Mafalda Faria. O Fundamento em Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1984.
BRAIDA, C. R. A Filosofia da Linguagem como disciplina filosófica fundamental. In: Filosofia da Linguagem. Florianópolis: Rocca Brayde, 2013.
CIVITA, Victor. Os pensadores (História das grandes ideias do mundo ocidental IV. Abril S. A. Cultural e Industrial, São Paulo: 1972.
HEIDEGGER, Martin. Os Problemas Fundamentais da Fenomenologia. Trad. Marco Antônio Casanova. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. (Coleção Textos Filosóficos)
OLIVEIRA. Manfredo. A ontologia em debate no pensamento contemporâneo. São Paulo: Paulus, 2014. (Coleção Filosofia)
PUNTEL, Lorenz Bruno. A filosofia como discurso sistemático: diálogos com Emmanuel Tourpe sobre os fundamentos de uma teoria dos entes, do Ser e do Absoluto. Trad. Nélio Scheneider. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2015.
PUNTEL, Lorenz Bruno. Estrutura e Ser: Um quadro referencial teórico para uma filosofia sistemática. Trad. Nélio Schneider. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2008. (Coleção Ideias)
WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1996 [1953]. (Coleção Os Pensadores)
WITTGENSTEIN, L. Tractatus logico-philosophicus. Trad. José Arthur Gianotti. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. (Biblioteca universitária, série 1a: Filosofia, v.10).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos Silveira Aranguiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.