A realidade aumentada como recurso didático para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.24979/4wg9p792Palavras-chave:
Tecnologia, Educação, Realidade aumentada (RA), Sequência didática, Sala de aulaResumo
A tecnologia está presente no cotidiano, tendo em vista os avanços tecnológicos, parece pouco razoável pensar em Educação sem a inserção dessas tecnologias digitais disponíveis. É necessário repensar a prática profissional agregando essas novas tecnologias do dia a dia em sala de aula, para que não exista uma disparidade entre o ambiente escolar e a sociedade tecnologicamente conectada. Para que as mudanças ocorram de maneira efetiva é preciso um engajamento dos profissionais da Educação, de maneira que a educação continuada possa proporcionar mudanças culturais e a capacitação para que estes professores possam usufruir de todo o potencial oferecido pelos recursos tecnológicos. Neste trabalho será apresentada as possibilidades de a utilização do aplicativo Object Viewers (merge edu) e da confecção do cubo (merge cube) durante as aulas de Anatomia Humana no Ensino Médio com a utilização do recurso realidade aumentada juntamente com uma sequência didática um experimento envolvendo a sua utilização em sala de aula. A tecnologia de Realidade Aumentada (RA) permite a utilização de dispositivos móveis para visualizar e interagir com diferentes fenômenos, assim o presente trabalho aborda a questão do uso de novas tecnologias para o ensino de uma maneira inovadora. Com esse experimento busca-se levantar dados que possam reafirmar a utilidade de tais ferramentas e tecnologias em sala de aula, um relato de experiência envolvendo uma sequência didática com a utilização do cubo em uma turma de Ensino Médio será apresentado. Os resultados apresentados neste estudo visam contribuir para a inovação no processo de ensino aprendizagem dos dias atuais.
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