A construção do conhecimento

Breve discussão sobre aspectos histórico-epistemológicos e as contribuições de Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn para a pesquisa em educação

Autores

  • Vandreza Souza dos Santos Universidade Federal do Amazonas/UFAM https://orcid.org/0000-0003-3237-9839
  • Mara Rykelma da Costa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC https://orcid.org/0000-0003-2798-1534
  • Vilma Luísa Siegloch Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1073

Palavras-chave:

Educação., Teorias., Ensino., Ciências.

Resumo

Este artigo parte da inquietação na busca em compreender de que forma os teóricos Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, em diferentes épocas e visões de mundo, contribuem com suas ideias para o embasamento teórico da construção do conhecimento nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, apresentando elementos de uma abordagem qualitativa, pois, através destes aspectos metodológicos apresentam-se discussões e reflexões acerca das implicações que surgem durante a produção de conhecimento científico e a proposição de bases epistemológicas para a pesquisa em ensino de ciências. Desta forma, afirmamos com rigor científico de que Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn precisam ser estudados e conhecidos por cientistas de diferentes áreas e, que seus preceitos podem ser considerados para nortear pesquisas na área da educação e do ensino de ciências, auxiliando na construção de problemas reais e na busca por suas respostas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vandreza Souza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas/UFAM

    Professora de Química no Instituto de Natureza e Cultura – INC, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática – REAMEC.

  • Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) polo da Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Matemática (ProfMat) pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC.

  • Vilma Luísa Siegloch Barros , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1978.

LAUDAN, Larry. O Progresso e seus Problemas: rumo a uma teoria do crescimento científico. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

MOREIRA, Marco Antonio; MASSONI, Neusa Teresinha. Interfaces entre visões epistemológicas e ensino de ciências. Ensino, Saúde e Ambiente – V9 (1), pp. 1-32, Abril, 2016.

POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2013.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SILVEIRA, Felipa P.R.A. et al. A contribuição da Epistemologia da Ciência para o ensino e a pesquisa em Ensino de Ciências: de Laudan a Mayr. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, 5 e 9 de Dezembro, 2011. Universidade Estadual de Campinas – SP. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0898-1.pdf> Acesso em: 01 de Dezembro, 2021.

Downloads

Publicado

28/07/2022

Como Citar

A construção do conhecimento: Breve discussão sobre aspectos histórico-epistemológicos e as contribuições de Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn para a pesquisa em educação. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 22–34, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1073. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1073.. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 181

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)