Epistemologia das memórias no ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.24979/224e0641Palavras-chave:
Epistemologia, Memórias, Matemática, EnsinoResumo
O presente artigo é uma pesquisa qualitativa-descritiva, realizada através de questionário baseado no relato de uma pedagoga que relatou lembranças vivenciadas nas aulas de matemática em dois momentos: como aluna em idade dos 7 aos 9 anos e como professora do Ensino Fundamental (EF). Objetiva analisar a construção epistemológica do ensino da matemática nos anos iniciais do EF a partir dos relatos da professora, buscou-se compreender as relações entre suas experiências escolares e sua práxis. Durante a coleta, os relatos indicam que vivências das aulas de matemática foram reproduzidas pela professora por inexperiência e falta de formação continuada, contudo, foram substituídas, por classificá-las inócuas no processo educacional. Evidenciou-se a necessidade de aprimoramento profissional através de reflexões e participações nas formações continuadas. Concluiu-se que a epistemologia das memórias da professora no ensino da matemática contribuiu para seu desenvolvimento contínuo através da reflexão sobre suas vivências, criando ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CASTANÕN, Gustavo. Introdução à epistemologia. São Paulo: EPU, 2007.
GABRIEL, Gilvete de Lima. Narrativa autobiográfica como prática de formação continuada e de atualização de si: os grupos-referência e o grupo reflexivo na mediação da construção identitária o docente /Gilvete de Lima Gabriel. 1. ed. – Curitiba, PR: CRV, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FAYOL, Michel. Numeramento: aquisição das competências matemáticas. Michel Fayol; tradução Marcos Bafno. – São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
MOITA, Maria da Conceição. Percurso de formação e de trans-formação. Org.: Nóvoa, António. In: Vida de professores. 2ª edição. Lisboa: Porto Editora, 1995.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
NÓVOA, António. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In Formação Contínua de Professores - Realidades e Perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991, pp. 15-38.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise da influência francesa / Luiz Carlos Pais. 3.ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
PASSEGGI, M. C. (2008). Mediação biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. In M. C. PASSEGGI (Org.), Memórias, memoriais: pesquisa e formação docentes (43-58). Natal, RN:EDUFRN; São Paulo: Paulus.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 Ed., São Paulo: Atlas, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciana Lyra Loureiro, Herman Sombra França, Elialdo Rodrigues de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.