Do eu para o mundo

A poesia na construção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/vq4wbg48

Palavras-chave:

Poesia, Didática, Produção, Conhecimento

Resumo

A humanidade sempre teve sua mente e a vida dos seus indivíduos habitada pela poesia, e esta última é o componente fundamental dessa pesquisa. Por essa razão, traz como objetivo mostrar a relação da poesia com a construção do conhecimento. Partindo de pesquisa bibliográfica, documental e de campo com abordagem qualitativa e prisma fenomenológico, desenrolaram-se engenhosidades para chegar à resposta do problema de pesquisa: qual a relação da poesia e a produção de saberes, de conhecimento? Os sujeitos dessa pesquisa foram os professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual Gonçalves Dias, em Boa Vista, Roraima. A percepção final é de que a poesia promove a reflexão, forma não só o leitor, mas também o escritor, além de ser incentivadora da leitura e fazer florescer o sentimento de humanidade no ser humano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad.: Artur Morão. Edições 70. Coimbra: Portugal, 2011.

ANDRADE, Carlos Drummond. Canção Amiga. Disponível em: https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/1221849/. Acesso 13 de out. de 2022.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Paulo Pinheiro. 2ª edição. São Paulo: Editora 34, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo, Cortez, 2011.

BUARQUE, Jamesson e BARROS, Deusa Castro. Por uma desestabilização do uso da poesia no Ensino Médio. In.: Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético. Org.: SILVA, Débora Cristina Santos e. CAMARGO. Goiandra Ortiz e GUIMARÃES. Maria Severina Batista. Goiânia. Cânone Editorial. 2012.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de

Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

CRUZ, Jacilene S. Entre o ensino e a aprendizagem, a poesia pede passagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Roraima – UERR. Boa Vista, 2022.

DUNCAN, Zélia. Vida em Branco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IjV-99mZ8eM. Acesso: 09 de jun. de 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 70ª edição. São Paulo, Paz e Terra, 2019.

KONDER, Leandro. Os marxistas e a arte: breve histórico crítico de algumas tendências da estética marxista. 2ª edição, São Paulo: Expressão Popular, 2013.

LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. (Org.) ZILBERMAN, Regina. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1993.

LEAL. Lidyane Cristina Galdino. A importância da poesia na formação de leitores. V ENID – Encontro de iniciação à docência da UEPB, 2015.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. (Org.) Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. 1ª ed. São Paulo. Parábola, 2021.

PAIXÃO, Fernando. O que é poesia. 4ª edição. São Paulo, Editora Brasiliense, 1987.

PAZ, Octavio. O arco e a Lira. Trad. Olga Sawary. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1982.

QUINTANA, Mário. Os poemas. Revista Bula. Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/ Acesso: 18 de out. 2022.

SILVA, Gerson Pindaíba da. A importância da leitura para a formação social. Revista Científica Multidisciplinar. Núcleo do Conhecimento. Ano 02, 2017 Vol. 01. pp 540-549

SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. 3ª edição. Trad.: Cátia Aída Pereira da Silva. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, nº 14, 12/2009. Rio Grande do Sul, 2009,

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.). Literatura e pedagogia: Ponto e Contraponto. 2ª edição. São Paulo: Global, 2008.

Downloads

Publicado

31/10/2023

Como Citar

Do eu para o mundo: A poesia na construção do conhecimento. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 111–123, 2023. DOI: 10.24979/vq4wbg48. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1211. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 100

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.