Epistemologia das memórias no ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.24979/224e0641Palavras-chave:
Epistemologia, Memórias, Matemática, EnsinoResumo
O presente artigo é uma pesquisa qualitativa-descritiva, realizada através de questionário baseado no relato de uma pedagoga que relatou lembranças vivenciadas nas aulas de matemática em dois momentos: como aluna em idade dos 7 aos 9 anos e como professora do Ensino Fundamental (EF). Objetiva analisar a construção epistemológica do ensino da matemática nos anos iniciais do EF a partir dos relatos da professora, buscou-se compreender as relações entre suas experiências escolares e sua práxis. Durante a coleta, os relatos indicam que vivências das aulas de matemática foram reproduzidas pela professora por inexperiência e falta de formação continuada, contudo, foram substituídas, por classificá-las inócuas no processo educacional. Evidenciou-se a necessidade de aprimoramento profissional através de reflexões e participações nas formações continuadas. Concluiu-se que a epistemologia das memórias da professora no ensino da matemática contribuiu para seu desenvolvimento contínuo através da reflexão sobre suas vivências, criando ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes.
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