Proposta de uma sequência didática para abordar os temas transversais saúde e cidadania com estudantes do ensino fundamental na Feira do Passarão, Boa Vista, Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i3.1051

Palavras-chave:

Momentos pedagógicos, Espaço não formal, Resíduos orgânicos, Vulnerabilidade Social

Resumo

O presente trabalho apresenta a avaliação de uma sequência didática norteada pelos Três Momentos Pedagógicos, para abordar o conteúdo poluição: resíduos orgânicos – dentro dos temas transversais Saúde e Cidadania, com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. A sequência foi desenvolvida durante a disciplina Espaços Não-Formais no Ensino de Ciências, do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e buscou avaliar também o potencial da Feira do Passarão (FP) enquanto espaço não formal de ensino. A pesquisa de natureza qualitativa descritiva teve como instrumento de coleta de dados, visita à feira e aplicação de questionário a dez estudantes. Na visita inicial, percebeu-se a vulnerabilidade social de alguns estudantes, uma vez que a escola se localiza próximo ao Centro Socioeducativo da capital Boa Vista. No entanto, a participação foi muito positiva tanto dos estudantes quanto da professora de Ciências e equipe gestora. A visita na FP contribuiu com a abordagem do conteúdo Poluição: Resíduos Orgânicos desenvolvida em sala de aula, e a FP se mostrou como um espaço para promover a aprendizagem sobre esta e outras temáticas, tendo em vista que o local fica a três minutos da escola e faz parte da comunidade. Os estudantes sentiram-se à vontade para entrevistar os feirantes que fizeram suas colocações quanto aos pontos positivos e negativos em relação ao cotidiano do trabalho deles.

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Biografia do Autor

  • Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Possui graduação em Bacharelado em Química e Química Tecnológica (2000) e Licenciatura em Química (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor doutor nível IV da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, divulgação científica, espaços não formais e Educação Ambiental. e com menor ênfase em análise de metais em amostras ambientais e monitoramento de indicadores de qualidade de água, É Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022).

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Publicado

12/03/2022

Como Citar

Proposta de uma sequência didática para abordar os temas transversais saúde e cidadania com estudantes do ensino fundamental na Feira do Passarão, Boa Vista, Roraima. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 13–20, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v14i3.1051. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1051. Acesso em: 23 dez. 2024.

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