AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E MICROBIOLÓGIOS DE ÁGUA DE ALGUNS POÇOS DO BAIRRO JARDIM DAS COPAÍBAS, BOA VISTA, RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.24979/65Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a potabilidade da água de alguns poços de residências situadas no bairro Jardim das Copaíbas no Município de Boa Vista/RR, por meio de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. Foram analisadas 18 amostras de água coletadas em cinco poços residenciais e um poço artesiano na escola do bairro que abastece parte da comunidade, as coletas ocorreram nos meses de março, abril e junho de 2013. Os parâmetros temperatura, pH, cor, sólidos totais dissolvidos, cloro residual livre, turbidez, dureza e microbiológicos (coliformes totais e termotolerantes) foram avaliados e os resultados comparados com os estabelecidos pela Portaria Brasileira de Potabilidade de Água nº 2.914/11 Ministério da Saúde. Através das análises verificou-se que 100% das amostras de águas analisadas estavam fora das normas, sendo assim, consideradas impróprias para o consumo humano, em virtude de haver ao menos um parâmetro físico-químico em todas as amostras fora daqueles recomendados pela portaria. Ademais, constatou-se a presença de coliformes totais e termotolerantes em 100% das amostras analisadas no mês de junho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.