Sentidos e significados da Educação Física para os alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.24979/y41prq46Palavras-chave:
Educação Física, Sentidos, Significados, Ensino MédioResumo
Este texto apresenta reflexões e experiências que foram socializadas no curso de extensão “Possibilidades e desafios da Educação Física no Ensino Médio”, realizado pelo Curso de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em novembro de 2021. O texto está dividido em duas partes: a apresentação dos conceitos sobre sentido e significado e sua relação com as aulas de Educação Física no Ensino Médio; as experiências pedagógicas no campus São Vicente. Para compreensão do sentido e significado da Educação Física para os estudantes do Ensino Médio, é importante conhecermos seu conceito, que neste caso recorro aos propostos por Bernard Charlot sobre a relação com o saber. As experiências relatadas neste texto se referem aos 1º, 2º e 3º anos, sendo uma com o teatro de nutrição (interdisciplinar), uma com as danças e outra sobre a educação para o lazer e o kart. A mudança de significado do conceito de Educação Física emitido pela sociedade só será possível se houver uma mudança de sentido para os alunos durante as aulas na escola, ou seja, é preciso modificar o sentido para o sujeito, pois as relações profícuas que estabelecerem com os saberes disponíveis durante as aulas, garantirão a legitimação de um novo significado para a Educação Física, que é social.
Downloads
Referências
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação
como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia,
Ciência e Profissão, v. 26, n. 2, p. 222-245, 2006.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.
________. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender o seu corpo-sujeito? In: DANTAS JUNIOR, H.; KUHN, R.; RIBEIRO, S. D. D. (orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009.
CORREIA, Walter Roberto. Planejamento participativo e o ensino da educação física no 2º grau. Revista paulista de educação física, supl. 2, p. 43-48, 1996.
Dança é coisa de homem, sim, senhor! 2015. Disponível em: https://diversao.terra.com.br/arte-e-cultura/danca/danca-e-coisa-de-homem-sim-senhor,ee9a10044fcbc410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html Acesso em 17 de agosto de 2022.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DINIZ, Irlla Karla dos Santos e colaboradores. Dança no ensino médio: da contextualização à prática. In: DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017, p. 383-406.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
IFMT – SÃO VICENTE. Projeto pedagógico do curso técnico em Agropecuária integrado ao nível médio. IFMT – campus São Vicente, 2016.
KAWASHIMA, Larissa Beraldo. Sentidos e significados da Educação Física para os alunos do IFMT campus São Vicente: a pesquisa-ação como forma de construção coletiva de conhecimentos. 723f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2018.
KAWASHIMA, Larissa Beraldo; BARBOSA, Elisangela Almeida. A educação física no contexto político pedagógico do IFMT. In: Revista Brasileira de Educação Física Escolar. São Paulo, ano VII, vol. 1, edição especial, julho de 2022, p. 186-202. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/A-EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA-NO-CONTEXTO-POL%C3%8DTICO-PEDAG%C3%93GICO-DO-IFMT- Acesso em 15 de agosto de 2022.
KAWASHIMA, Larissa Beraldo; SILVA, Arivan Salustiano da. Vamos falar de interdisciplinaridade? A nutrição e o teatro nas aulas de Educação Física e Língua Portuguesa. In: KAWASHIMA, Larissa Beraldo; MOREIRA, Evando Carlos. Educação Física no Ensino Médio: reflexões e práticas exitosas. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 2020, p. 89-104. Disponível em: https://www.edufmt.com.br/product-page/educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-no-ensino-m%C3%A9dio-reflex%C3%B5es-e-pr%C3%A1ticas-exitosas Acesso em 15 de agosto de 2022.
KRAWCZYK, Nora. Uma roda sobre os desafios do ensino médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. (orgs.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 75-98.
LE BRETON, David. Condutas de risco: dos jogos de morte ao jogo de viver. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
O Preconceito contra o funk. 2011. Disponível em: http://funkmovimento.blogspot.com.br/2011/04/o-preconceito-contra-o-funk.html Acesso em 17 de agosto de 2022.
PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST, Igor; RICARDO, Denis Prado. Esportes radicais de aventura e ação: conceitos, classificações e características. Corpoconsciência. Santo André-SP, FEFISA, v.12, n. 1, 2008, p. 37-55.
Vem dançar. Direção de Liz Friedlander. Estados Unidos: Playart, 2006. (118 min.), DVD, son., color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g-yQDNu_uec
YOUTUBE. Nutriamigos. PEN - Programa de educação nutricional. 1 ao 6. Direção: Suzana Janson Franciscato e Produção. HGN Produções, São Paulo, 2010. Vídeo. Disponível em: http://www.youtube.com/embed/wv4kThJxKxQ Acesso em: 10 março de 2013.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Larissa Beraldo Kawashima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.