A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Formação Continuada de Professores
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i3.1458Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Formação Continuada de Professores, Novo ParadigmaResumo
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo, voltado para a construção de currículos e propostas pedagógicas na Educação Básica. Trabalha com os conceitos de aprendizagens essenciais, competências e educação integral. Tem por objetivo diminuir as desigualdades educacionais e sociais no imenso território brasileiro, via educação, colocando o estudante no centro de todo o processo educacional. Ela sofre inúmeras críticas de diversos setores e atores, porém é um documento homologado pelo Ministério da Educação e deve ser cumprido. Já a Formação Continuada de Professores sempre foi fundamental para a educação e representa hoje, mais do que nunca, um processo extremamente necessário para a implementação da BNCC, visto que as escolas de Educação Básica precisam construir seus currículos, suas propostas e práticas pedagógicas a partir deste novo marco referencial e que os professores ainda não se apropriaram dele. Neste sentido, o nosso objetivo central é discutir a Base Nacional Comum Curricular, documento normativo e evidenciar a formação continuada de professores como um pilar fundamental para desenvolver os paradigmas da BNCC. Para tal tarefa nos apoiamos na proposta da pesquisa qualitativa de revisão de literatura.
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