Obstáculos epistemológicos e problemas no caminho da formação do espírito científico na pós-graduação stricto sensu de doutoramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1080

Palavras-chave:

Epistemologia, Problema, Experiência primeira

Resumo

O relato apresenta um discurso vivenciado por esta pesquisadora, no primeiro componente curricular do Curso de Doutorado em Educação do Ensino do Ciências e Matemática (REAMEC) turma 2021. Os primeiros ensaios de leitura e discussões frente aos olhares epistêmicos do saber científico. Neste sentido a ideia fundamenta-se nas bases epistemológicas das obras de Gaston Bachelard a formação do espírito científico de Tomas Kuhn a estrutura das revoluções científicas e Karl Popper a lógica da pesquisa científica, discorrendo uma reflexão na formação dos doutorandos, nas observações primeiras sobre os conhecimentos científicos, os problemas da ciência e o problema da pesquisa científica. A abordagem inicia-se a partir do obstáculo do conhecimento com as primeiras ideias instigadas, seguindo para o processo de reflexão sobre o que é um problema de pesquisa científica? E, concluindo com os argumentos de Popper sobre o problema da indução com o olhar oposto no método indutivo. As reflexões promoveram uma ruptura no modo de pensar da pesquisadora. E com o denso trabalho de leitura elevou as barreiras do pensamento e, ainda transformando hábitos biológicos e sociais da estudante de nível doutoral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Solange Almeida Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/IFRR

    Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (UERR), Especialista em Tecnologias na Educação (PUC-RIO) e Mestre Profissional em Ensino de Ciências (UERR). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Diretora de Políticas em Educação a Distância e Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBEM Regional Roraima). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Doutoranda do Programa REAMEC em Educação em Ciências e Matemática.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Esteia dos Santos Abreu. – Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

KUHN, Tomas S. A Estrutura das Revoluções Científica. 5ª ed. Editora Perspectiva S.A - São Paulo, 1962.

REUTERS. Covid-19 Global Tracker - REUTERS. 2022. Disponível em: https://graphics.reuters.com/world-coronavirus-tracker-and-maps/pt/. Acesso em: 24 fev. 2022.

POLYA, G., A Arte de Resolver Problemas. [tradução Heitor Lisboa de Araújo]. – Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

POPPER, Karl Raimund, A Lógica da Pesquisa Científica; tradução: Leonidas Hegengber, Octanny Silveira da Mota. – 2. ed. – São Paulo : Cultrix, 2013.

Downloads

Publicado

28/07/2022

Como Citar

Obstáculos epistemológicos e problemas no caminho da formação do espírito científico na pós-graduação stricto sensu de doutoramento. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 79–85, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1080. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1080. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 110

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.