A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Formação Continuada de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i3.1458

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Formação Continuada de Professores, Novo Paradigma

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo, voltado para a construção de currículos e propostas pedagógicas na Educação Básica. Trabalha com os conceitos de aprendizagens essenciais, competências e educação integral. Tem por objetivo diminuir as desigualdades educacionais e sociais no imenso território brasileiro, via educação, colocando o estudante no centro de todo o processo educacional. Ela sofre inúmeras críticas de diversos setores e atores, porém é um documento homologado pelo Ministério da Educação e deve ser cumprido. Já a Formação Continuada de Professores sempre foi fundamental para a educação e representa hoje, mais do que nunca, um processo extremamente necessário para a implementação da BNCC, visto que as escolas de Educação Básica precisam construir seus currículos, suas propostas e práticas pedagógicas a partir deste novo marco referencial e que os professores ainda não se apropriaram dele. Neste sentido, o nosso objetivo central é discutir a Base Nacional Comum Curricular, documento normativo e evidenciar a formação continuada de professores como um pilar fundamental para desenvolver os paradigmas da BNCC. Para tal tarefa nos apoiamos na proposta da pesquisa qualitativa de revisão de literatura.

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Biografia do Autor

  • Lucas Portilho Nicoletti, Universidade Estadual de Roraima

    Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1993). Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Doutor em Educação junto à Faculdade de Educação, na área de concentração Filosofia e História da Educação, eixo de pesquisa, estudo e trabalho Ética, Política e Educação e grupo de estudo PAIDEIA, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Pós-doutorado em andamento junto à Faculdade de Educação - UNICAMP (2020). Atualmente é professor do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Física Escolar; Esporte; Criança e Infância; Legislação e Políticas da Educação Básica; Paulo Freire.

  • Vinícius Denardin Cardoso, Universidade Estadual de Roraima

    Professor Efetivo da Universidade Estadual de Roraima - UERR; Doutor em Ciências do Movimento Humano - UFRGS, , Mestre em Actividade Física Adaptada pela Universidade do Porto/Portugal (FADEUP), Graduado no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui experiência na área de Esporte Paralímpico, Classificação Funcional, Atividade Física para pessoas com deficiência, Atividade Física e Lazer. Coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Roraima - UERR/CPB; Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira-APB/CPB, Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos - GPEOP/UFS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Esportes ? GEPEFE/UERR e Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br - UFRGS)

  • Arlete Guisso Scaramuzza Portilho Nicoletti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Doutoranda em Educação junto à Faculdade de Educação, na área de concentração Filosofia e História da Educação e grupo de estudo PAIDEIA, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2022- em andamento). Mestra em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Pós- graduada em Psicopedagogia pelo Claretiano- Centro Universitário (2018). Especialista em Psicologia da Saúde Mental pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Saúde Mental (1984). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras (1989). Fundadora e coordenadora pedagógica do Núcleo de Pesquisa em Educação Indígena de Roraima. Atuou dentro das comunidades indígenas no estado de Roraima com participação ativa nas assembleias e na formação de professores indígenas de seis (06) povos. Dentro da área da floresta Amazônica, com o povo Yanomami trabalhou como mediadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Coordenadora , professora e tutora do primeiro curso de Pedagogia Indígena do Brasil, no estado de Roraima pelo Centro Universitário Claretiano, Diretora Pedagógica da Coopen- Colégio Dr. Zerbini ressaltando a gestão dentro de uma Pedagogia Humanizadora, afetiva e colaborativa e professora afastada da Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores; Educação, história e culturas indígenas; Gestão Democrática e Humanizadora.

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Publicado

27/12/2024

Edição

Seção

Ciências Humanas

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Como Citar

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Formação Continuada de Professores. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 181–197, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i3.1458. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1458. Acesso em: 28 fev. 2025.

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