O ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.24979/188Palavras-chave:
Ensino de Biologia, EJA, proposta curricular, políticas públicasResumo
A pesquisa que embasou este artigo teve como objetivo geral analisar o ensino de Biologia a partir da Proposta Curricular de Roraima para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para a realização da pesquisa adotou-se o método qualitativo, a coleta de dados foi feita com a diretora da DIEJA da Secretaria Estadual de Educação – SEED/RR e com nove professores de Biologia. A entrevista teve como finalidade obter informações sobre a Proposta Curricular da EJA. O questionário para os professores objetivou conhecer o perfil profissional, os métodos e técnicas utilizados no processo ensino e aprendizagem. A pesquisa buscou responder a indagação: O conhecimento da Proposta Curricular é um passo para a boa prática pedagógica?Os resultados mostraram que a EJA encontra-se em um momento de dificuldades quanto à oferta de condições de trabalho, pois falta infraestrutura nas escolas e apoio pedagógico para professores de Biologia, o que reflete no elevado número de evasão escolar. Para superar os desafios, sugere-se a atualização da Proposta Curricular da EJA, na perspectiva de reivindicar políticas públicas visando à garantia da oferta de educação de qualidade aos alunos e professores da EJA que procuram uma nova chance na vida escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.