Arte, Literatura Indígena, Xilogravura e Cultura do/no Extremo Norte Experiências Integradas ao Projeto de Extensão Cores de Linguagens do CAP/UFRR
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1443Palavras-chave:
Literatura de cordel, Experiência, Cultura roraimenseResumo
Este artigo descreve uma experiência pedagógica voltada para o estudo do gênero literário do cordel, para a produção de xilogravuras e para a imersão na cultura roraimense. O objetivo do projeto intitulado Cordel meu Cordel: arte, literatura, xilogravura e cultura do/no extremo norte, uma ação integrada ao Projeto de Extensão Cores de Linguagens do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR), foi promover a apreciação e compreensão do gênero textual cordel e estimular o envolvimento discente em uma experiência ativa voltada para a diversidade multicultural roraimense. A metodologia aplicada integrou etapas que contemplaram momentos de pesquisa, atividades práticas de produção e declamação. Ao final das ações desenvolvidas foram apontadas as implicações pedagógicas e os benefícios para a aprendizagem, por meio de uma abordagem interdisciplinar baseada na literatura indígena.
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