Arte, Literatura Indígena, Xilogravura e Cultura do/no Extremo Norte Experiências Integradas ao Projeto de Extensão Cores de Linguagens do CAP/UFRR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1443

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Experiência, Cultura roraimense

Resumo

Este artigo descreve uma experiência pedagógica voltada para o estudo do gênero literário do cordel, para a produção de xilogravuras e para a imersão na cultura roraimense. O objetivo do projeto intitulado Cordel meu Cordel: arte, literatura, xilogravura e cultura do/no extremo norte, uma ação integrada ao Projeto de Extensão Cores de Linguagens do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR), foi promover a apreciação e compreensão do gênero textual cordel e estimular o envolvimento discente em uma experiência ativa voltada para a diversidade multicultural roraimense. A metodologia aplicada integrou etapas que contemplaram momentos de pesquisa, atividades práticas de produção e declamação. Ao final das ações desenvolvidas foram apontadas as implicações pedagógicas e os benefícios para a aprendizagem, por meio de uma abordagem interdisciplinar baseada na literatura indígena.

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Biografia do Autor

  • Raquel Batista de Oliveira Campos, Universidade Federal de Roraima

    Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) . Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Internacional Signorelli (2021).Licenciada em Pedagogia - Anhanguera Uniderp (2018) e Letras Língua Portuguesa. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente na área inclusiva. Conhecimento Braille. Exercício profissional no Colégio Maximus - Sistema Objetivo. Profissional de Apoio à pessoa com deficiência e demais alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Fundamental - Anos Iniciais - da Escola Municipal São Vicente de Paulo em Cristalina - GO. Foi professora Substituta do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente, residente em Boa Vista -RR. Docente (UFRR). Professora de Carreira EBTT da UFRR lotada no CAp e Orientadora Educacional. 

  • Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima, Especialista em Gestão Pedagógica pela Faculdade Internacional de Curitiba, Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Roraima (2010) e em Pedagogia pelas Faculdades de Ciências do Norte do Brasil (2017). Membro do Grupo de Pesquisa de Didática da Resolução de Problemas. Experiência em docência nas etapas do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente leciona no quinto ano do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR).

  • Nilra Jane Filgueira Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

    Doutorado em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - (UFMT/REAMEC - 2016). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - 2006). Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1999). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Roraima (UFRR - 1995). Graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Roraima (UFRR - 1996). Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR).Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual de Roraima em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e suas Tecnologias. Reitora do IFRR . Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando com pesquisa nos seguintes temas: Educação Matemática; Formação de professores de Matemática; Modelagem Matemática; Resolução de Problemas; Teorias de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e Aprendizagem Significativa de Ausubel.

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

Arte, Literatura Indígena, Xilogravura e Cultura do/no Extremo Norte Experiências Integradas ao Projeto de Extensão Cores de Linguagens do CAP/UFRR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1443. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1443. Acesso em: 4 jul. 2025.

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