A formação de professores em perspectiva

Uma abordagem a partir do conceito de trabalho de Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1077

Palavras-chave:

Formação, Professores, Trabalho, Utilitarismo

Resumo

Este artigo objetiva aprofundar-se na ideia de trabalho proposta por Michael Foucault, que determina esse conceito a partir das definições econômico-sociais de Adam Smith, valorando-o por tratar-se de um processo e poder, sendo ao mesmo tempo definido como um produto em si mesmo, haja vista a segmentação dos métodos trazidos pela Revolução Industrial e pela globalização. Para tanto, discute-se sobre formação de professores enquanto meio de valoração do trabalho como fim e como meio, destoando-se do ideal, de acordo com a economia racional, do indivíduo que toma suas decisões com base na racionalidade, priorizando a manutenção de sua utilidade no mercado. Além disso, considera-se relevante sob a égide desta pesquisa evidenciar alguns aspectos pertinentes a essa formação, em que pese não se tratar tão somente da gestão do trabalho e da visão utilitarista, mas também alcançar a evolução da atividade e os mecanismos que imprimem valor sobre ela.

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Biografia do Autor

  • Marilda Vinhote Bentes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/IFRR

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (2008); especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, pela Faculdade Albert Einstein, FALBE (2010); graduação em Letras pela Universidade Estadual de Roraima (2013); especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão, pela Faculdade Machado de Assis, FAMA (2014); mestrado em Letras pela Universidade Federal de Roraima (2016) e atualmente sou doutoranda do Programa Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC, polo da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Sou docente da área pedagógica do Departamento de Graduação e estou como diretora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Tenho experiência, principalmente, na área de Estágio e Língua Espanhola, com ênfase nos seguintes temas: Subjetividade, estágio, literatura, língua espanhola, didática, interdisciplinaridade, funcionalismo, cognitivismo, processo ensino aprendizagem.

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

A formação de professores em perspectiva: Uma abordagem a partir do conceito de trabalho de Foucault. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 56–65, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1077. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1077. Acesso em: 23 dez. 2024.

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