A escola como locus

A quantas anda o ensino das atividades circenses?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/qy8g3x71

Palavras-chave:

Artes, Educação Básica, Ensino Fundamental, Educação Física

Resumo

Em alto e bom tom, breve e rigorosamente. O presente manuscrito representa uma síntese do trabalho de pesquisa sobre o ensino das atividades circenses no âmbito escolar. Um projeto científico coletivo que, portanto, combina o resultado de múltiplos estudos acerca de práticas pedagógicas – curriculares e extracurriculares –, desenvolvidas em escolas de educação básica (públicas e privadas), em diferentes regiões do Brasil. Um longo esforço acadêmico que revela a centralidade d@s professor@s, a escassez de recursos e a fragilidade de formação específica; em contrapartida, indica uma elevada participação d@s educand@s, elevada satisfação das instituições e aumento da produção acadêmica especializada. Em suma, nota-se crescente interesse do setor escolar, bem como das instituições de ensino superior, construindo uma conjuntura que pode contribuir para a urgente necessidade de revitalização da Educação Física escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

    Professor doutor do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

Referências

BARBOSA, A. M. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados [online]. v. 3, n. 7, p. 170-182, 1989. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-40141989000300010>.

BARRETO, M.; DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. De norte a sul: mapeando a formação em circo no Brasil. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, dez. 2021. https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0210

BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, p. 43-55, jul. 2011.

BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses. Dicionário Crítico de Educação Física. 3. ed. revisada e ampliada, 2014. p. 60-64.

BORTOLETO, M. A. C. Um encontro entre o funâmbulo e o praxiólogo: ideias para mestres e discípulos. In: FERREIRA, L. A.; RAMOS, G. N. S. (Org.). Educação Física Escolar e praxiologia motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba: CRV, 2017. v. 22, p. 55-80.

BORTOLETO, M. A. C.; MALLET, R. D.; TUCUNDUVA, B. B. P. Atividades circenses na FEF-UNICAMP: a construção de uma nova área de estudos e pesquisa. In: BORTOLETO, M. A. C.; ONTAÑÓN, T. B.; SILVA, E . (Org.). Circo: horizontes educativos. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

BORTOLETO, M. A. C.; ONTAÑÓN, T. B.; MALLET, R. D.; TUCUNDUVA, B. B. P. O circo na universidade: por uma coerência entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão. In: SCHNEIDER, Omar; GAMA, Jean Carlos Freitas (Org.). Educação Física e seus caminhos: programa de educação tutorial. Vitória, ES: Virtual Livros, 2017. v. 1, p. 139-160.

BORTOLETO, M. A. C., ONTAÑÓN, T. B.; CARDANI, L.T.; FUNK, A.; MELO, C. C.; SANTOS RODRIGUES, G. Gender participation and preference: a multiple-case study on teaching circus at PE in Brazilian schools. Front. Educ., n 5, p. 572-577, 2020. https://doi.org/10.3389/feduc.2020.572577

CARDANI, L.T.; ONTAÑÓN, T. B.; SANTOS, G. R.; BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses na escola: a prática dos professores da rede municipal de Campinas-SP. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 25, n. 4, p.128-140, 2017. https://doi.org/10.31501/rbcm.v25i4.7723

CORSI, L. M.; DE MARCO, A.; ONTAÑÓN, T. B. Educação Física na Educação Infantil: proposta interdisciplinar de atividades circenses. Pensar a Prática, v. 21, n. 4, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995. v. 1.

DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. São Paulo: Autores Associados, v. 29, n. 2, jan. 2007. http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63

INVERNÓ, J. C. Circo y Educación Física: otra forma de aprender. Barcelona: INDE, 2003.

KRIELLAARS, D.J.; CAIRNEY, J.; BORTOLETO, M. A. C.; KIEZ, T. K. M.; DUDLEY, D.; AUBERTIN, P. The impact of circus arts instruction in physical education on the physical literacy of children in grades 4 and 5. Journal of Teaching in Physical Education, v. 38, n. 2, p. 162-170, 2019. https://doi.org/10.1123/jtpe.2018-0269

LOPES, D. C.; EHERENBERG, M. C. Entre o pódio e o picadeiro: o sportsman circense Zeca Floriano. Revista História da Educação (Online), 2020, v. 24. e94488. https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/94488

LOPES, D. C.; SILVA, E.; BORTOLETO, M. A. C. Dentro e fora da lona: continuidades e transformações na transmissão de saberes a partir das escolas de circo. Repertório: Teatro & Dança (UFBA), v. 34, p. 142-153, 2020. https://doi.org/10.9771/r.v1i34.35551

MELO, C. C.; BORTOLETO, M. A. C.; ONTAÑÓN, T. B. Risas, brincos y volteretas: la enseñanza del circo en la escuela como actividad extracurricular. Retos, n. 42, p. 897-906, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86337

MIRANDA, R. C. F.; BORTOLETO, M. A. C. Saberes e práticas circenses: analisando os currículos dos cursos de Pedagogia das universidades públicas paulistas. Revista Ensaio Geral, v. 3, p. 75-89, 2014.

MIRANDA, R. C. F.; BORTOLETO, M. A. C. O circo na formação inicial em educação física: um relato autoetnográfico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, p. 1-9, 2018. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.004

NEIRA, M.; NUNES, M. L. F.; DE LIMA, M. E. (Org.). Educação física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2014. v. II.

ONTAÑÓN, T. B.; BORTOLETO, M. A. C. Todos a la pista: el circo en las clases de educación física. Apunts. Educación Física y Deportes, v. 115, p. 37-45, 2014. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2014/1).115.03

ONTAÑÓN, T. B.; DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. Educação física e atividades circenses: “o estado da arte”. Movimento, Porto Alegre, p. 149-168, abr. 2012. https://doi.org/10.22456/1982-8918.22960

READ, H. E. Education through Art. 5. ed. Londres: Faber & Faber, 1969.

RIBEIRO, C. da S.; CARDANI, L. T.; RODRIGUES, G. S.; BORTOLETO, M. A. C. (2021). O “não lugar” do circo na escola. Revista Portuguesa de Educação, v. 34, n. 1. https://doi.org/10.21814/rpe.16128

SALLES, Cecília Almeida. Redes da Criação: Construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.

SANTOS RODRIGUES, G.; MELO, C. C.; MAZZEU, T. R.; BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses na Educação Física escolar: análise sistemática da produção bibliográfica (2016-2020). Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 1-7, 2021. https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27491

TAKAMORI, F. S.; BORTOLETO, M. A. C.; PIPORONI, M. O.; PALMEN, M. J. H.; CAVALLOTTI, T. D. Abrindo as portas para as atividades circenses na educação física escolar: um relato de experiência. Revista Pensar a Prática, UFG, v. 13, n. 1, abr. 2010.

TENGAN, E. Y. M.; BORTOLETO, M. A. C. Vamos brincar de circo: corpo “em arte” na Educação Infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324656, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4656. Acesso em: 2 jul. 2022.

TUCUNDUVA, B. B. P.; BORTOLETO, M. A. C. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento, v. 25, p. 25055, 2019.

ZAIM-DE-MELO, R.; GODOY, L. B.; RIZZO, D. T. S.; BORTOLETO, M. A. C. Circo no pantanal: o ensino da arte em uma escola das águas. Revista Educação em Debate, UFC, v. 85, n. 43, p.75-82, 2021.

Downloads

Publicado

17/07/2023

Como Citar

A escola como locus: A quantas anda o ensino das atividades circenses?. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 160–171, 2023. DOI: 10.24979/qy8g3x71. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1104. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

51-60 de 199

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.