Experiências de implantação de classe hospitalar no Brasil

Impasses e possibilidades

Autores

  • Karine de Alcântara Figueiredo Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Tânia Cristina de Oliveira Valente Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO https://orcid.org/0000-0002-5735-5983

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.971

Palavras-chave:

Educação, Classe Hospitalar, Relatos de Experiência, Implantação

Resumo

Compreende-se a classe hospitalar como um direito adquirido por crianças e adolescentes que se encontram em tratamento contínuo ou internados em ambientes hospitalares que os têm colocado em condição desassistida pelas escolas. A partir do pressuposto que o suporte pedagógico hospitalar é de suma importância, coube ao presente trabalho de pesquisa analisar as experiências em classes hospitalares publicados entre 2007 e 2014, identificando as principais dificuldades destes serviços, através de uma revisão integrativa. Apenas 6 artigos foram incluídos na revisão, indicando o escasso debate sobre o tema. O estudo chama a necessidade de se ampliar o debate sobre o tema, através da descrição de experiências semelhantes, auxiliando a transformação da atual situação deste serviço no país. 

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Classe Hospitalar, Relatos de Experiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karine de Alcântara Figueiredo, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduada em Letras e Mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociência da UNIRIO. Sua área de pesquisa é Educação e Literatura Brasileira.

  • Tânia Cristina de Oliveira Valente, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociência da UNIRIO. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Saúde. LIEPAS - Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq.do Departamento de Saúde Coletiva da UNIRIO.

Referências

ASSIS, Walkíria de. Classe hospitalar: um olhar pedagógico singular. São Paulo: Phorte, 2009.

BASSO, Regina Maria Fialkoski. Professor na escolarização hospitalar. In: PEREIRA, R. F. P. G. (org.) Escolarização hospitalar: um espaço desafiador. Curitiba: Appris, 2017, pp.69-85.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.mec.gov.br. Acesso em: 10.dez.2017.

______. Direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Diário Oficial, Brasília, 17 out. 1995. Seção 1, p. 319-320. Disponível em: <http://www.mec.gov.br. Acesso em: 10.dez.2017.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial, Brasília, DF, 13 jul. 1990.

______. (1994). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, DF (Mensagem especial, v. 1). Disponível em: <http://www.mec.gov.br. Acesso: 10.dez.2017.

______. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília, DF: MEC; SEESP, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 10.dez.2017.

______. Portal de notícias do MEC. 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/53301-mec-retoma-atencao-ao-atendimento-pedagogico-de-alunos-em-hospitais. Acesso em: 18.dez.2017.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 10.dez.2017.

CURY, Carlos Roberto Jamil. O Direito à Educação: um campo de atuação do gestor educacional na escola. http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/o-direito-%C3%A0-educa%C3%A7%C3%A3o-um-campo-de-atua%C3%A7%C3%A3o-do-gestor-educacional-na-escola (Postado em 2011). Acesso em: 13.jan. 2018.

FERREIRA, Mayara Kelly Moura; GOMES, Ilvana Lima Verde; FIGUEIREDO, Sarah Vieira; QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira; PENNAFORT, Viviane Peixoto dos Santos. Crianças e adolescentes cronicamente adoecidos e a escolarização durante a internação hospitalar. Revista Trabalho, Educação e Saúde, v. 13, n. 1, p. 639-635, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

______. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MORAES, Amaury César. As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura: tentando uma abordagem. Disponível em:<http://macsul.wordpress.com/2008/07/31/as-diretrizes-curriculares-nacionais-para-os-cursos-de-licenciatura-tentando-uma-abordagem. Acesso em: 17.mar.2010.

PEREIRA, Rozeli de Fátima Pissaia Gabardo (org.). Escolarização Hospitalar: um espaço desafiador. Curitiba: Appris, 2017.

RODRIGUES, Ana Eliza Belizário; SOUZA, Neila Santini; DUARTE, Maria de Lourdes Custódio; VIANA, Kelly Ribeiro de Freitas; TEIXEIRA, Carén Marielle Dornelles Teixeira; SIQUEIRA, Josimar da Fontoura. Desafios e potencialidades da classe hospitalar em um hospital geral: relato de experiência. Revista de Enfermagem – UFPE on-line, v. 8, n.8, p. 2920-2924.

RODRIGUES, Ana Eliza Belizário; SOUZA, Neila Santini; SILVEIRA, Andessa da; NEVES, Eliane Tatsch; BORBA Regina Issuzu. Processo de implementação da classe hospitalar em unidade de internação pediátrica: relato de experiência. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros e Pediatras, v.14, n.1, p. 27-32, 2014.

ROLIM, Carmem Lúcia Artioli; GÓES, Maria Cecília Rafael. Crianças com câncer e o atendimento educacional nos ambientes hospitalares e escolar. Revista Educação e Pesquisa, v.35, n.3, p.509-523, 2009.

SANT’ANNA, Alecsandra dos Reis Zucoloto ; SOEIRO, Wailla Paola ; PINTO, Leiza de Oliveira. Pedagogia hospitalar: uma modalidade de ensino em diferentes olhares. 2011. 74f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Programa de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Escola Superior de Ensino Anísio Teixeira, Serra -Espírito Santo.

SCHMENGLER, Angélica Regina; FREITAS, Soraia Napoleão Freitas; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Acessibilidade no atendimento educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma Classe Hospitalar do estado do Rio Grande do Sul. Revista Práxis Educativa, v.13, n. 1, p. 128-144, 2018.

SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TEIXEIRA, Ricardo Antônio Gonçalves; SILVA, Luanna Kellen Pereira; TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti; SOUZA, Mário José de. Educação Inclusiva: atendimento educacional em um hospital de tratamento ao câncer em Goiás. Revista EDaPECI, v.16, n.3, p. 427-441, 2016.

VIEIRA, Francileide Batista de Almeida. A Classe Hospitalar como garantia de direito à educação no contexto das políticas educacionais inclusivas. In: CALDAS, Iana Fernandes Prereira; FERREIRA, Helena Perpétua de Aguiar.; PACHECO, Mirta Crsitina Pereira. Classe Hospitalar: a tessitura das palavras entre o escrito e o vivido. Curitiba: Appris, 2016. pp. 19-31.

Downloads

Publicado

22/09/2021

Como Citar

Experiências de implantação de classe hospitalar no Brasil: Impasses e possibilidades. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 76–89, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.971. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/971. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

91-100 de 339

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.