A importância da educação financeira como disciplina curricular
Revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.24979/gs45zg06Palavras-chave:
Educação Financeira, Planejamento Financeiro, Qualidade de VidaResumo
O endividamento financeiro é um fator que acarreta diretamente no desconforto em todas as áreas da vida de um indivíduo, e buscar conhecimento financeiro é o melhor caminho para evitar tais transtornos, e quanto mais cedo o indivíduo for familiarizado com este assunto, mais eficaz será sua mudança de comportamento, perante suas aquisições de produtos e serviços. Este trabalho tem como objetivo, analisar através de pesquisa bibliográfica a relevância da inclusão de disciplinas voltadas à Educação Financeira na grade curricular das unidades de ensino, abrangendo crianças e adolescentes, de modo a conscientizá-los sobre o combate ao endividamento financeiro, a importância de economizar e gastar menos do que se ganha. A metodologia aplicada foi através de pesquisa bibliográfica com recorte temporal entre os anos de 2017 a 2022. Como critério de inclusão artigo científicos, monografias, dissertações e teses que tenham aderência com o tema e estejam no recorte temporal, como critério de exclusão artigos publicações se m aderência com o tema e estejam foram do recorte temporal. Ao todo foram inclusos 9 publicações. Com base nos resultados dos artigos selecionados, os autores afirmam a importância da inclusão da educação financeira na matriz curricular nas escolas, para que os alunos possa compreender a importância de se gerenciar os recursos financeiros, não gastando mais do que se ganha, aprender sobre guardar um percentual do que se ganha com isso este aluno poderá melhorar na fase adulta seu controle financeiro e através deste proporcionar a qualidade de vida no ambiente familiar, os autores ainda apontam sobre a notabilidade de se iniciar ainda na infância sobre como saber planejar suas finanças para se tornar um adulto mais responsável e consciente financeiramente.
Downloads
Referências
ALVES. Hélio Heron Silveira. O endividamento do servidor público no Brasil: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016. 78 p. Dissertação (Mestrado Economia) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
ALVES, Tiago Felipe de Oliveira; DINIZ, Fernanda Gláucia da Silva. A Necessidade da educação financeira nas escolas. Brasília: Biblioteca digital Instituto Federal de Brasília, 2017. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/20756/. Acesso em: 12 de agosto de 2022.
ARAÚJO, Beatriz; FRANCISCO, Maiara; PADILHA, Fausto; MECHI, Rogério. Educação financeira. 2018. Disponível em: https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/97Acesso em: 25/10/2022.
ANDRADE, Jefferson Pereira; LUCENA, Wernner Glaucio Lopes.Educação financeira: uma análise de grupos acadêmicos. Revista de Economia e Gestão, v. 18, n. 49, 2018. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/10121/13487 Acesso em:5/11/2022.
APB- Associação Portuguesa de Bancos. Revista Educação Financeira. Disponível em: <http://www.apb.pt/content/files/Revista_Educao_Financeira.pdf>. Acesso em: 26 /08/2022.
BACEN - Banco Central do Brasil: Caderno de educação financeira – Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013. 72 p. Disponível em: www.bcb.gov.br.Acesso em: 8 jun. 2023.
______Programa de Educação Financeira do Banco Central. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/pefpublicoexterno.asp?frame=1 Acesso em: 09 de setembro de 2022.
BRITO, M. J. . Livre-se das Dívidas: aprenda como negociar pagar e evitar. São Paulo: Departamento Editorial DPL. 2007.
CHANDRANSHU SINHA, Phil. Factors affecting quality of work life: empirical evidence from indian organizations. Australian Journal of Business and Management Research, Vol.1 No.11 [31-40] | February-2012.
CIEE - Centro de Integração Empresa Escola e da Fundação Mudes: Programa de Aprendizagem. São Paulo,2022. Disponível em:https://portal.ciee.org.br/. Acesso em : 14/09/2022.
CRUZ, Willian Pereira. Gestão Financeira Pessoal: práticas adotadas pelos discentes de graduação em engenharia ambiental da UFCG – Campus Pombal/PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12547.Acesso em: 13 de agosto de 2022.
CRUZ, Alisson Henrique; FRAGA, Rúbia Magalhães; SILVA, Breno Eustáquio Da; MOREIRA, Ana Paula Cota. A educação financeira como estratégia de análise do perfil do jovem consumista. In: VI SINGEP Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. Anais do VI SINGEP, São Paulo – SP, Brasil, 13 e 14 nov. 2017.
D’AQUINO, Cássia de. Educação financeira. Como educar seus filhos .Rio de Janeiro: Elsevier, 2008
DIAS, Elton Pereira; Santos Marcelo Dos.A importância da Educação Financeira nos conteúdos curriculares dos cursos. Revista Eletrônica de Gestão e Serviços.s v.11, n. 2, pp. 3167 - 3188, Julho/Dezembro 2020. ISSN Online:: 2177-7284. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/REGS/article/view/10104/7612 Acesso em: 26/10/2022.
DOMINGOS, R. Ter dinheiro não tem segredo: Educação financeira para jovens. 2 ed. São Paulo: DSOP Educação Financeira, 2012.
ENES, Claudia Maciel. Gestão financeira e suas implicações na saúde, na família e no trabalho de um grupo de servidores institucionais. 2016. 87 p. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.
FERREIRA, José Carlos; A importância da educação financeira pessoal para qualidade de vida.Caderno de Administração. Revista do Departamento; de Administração da FEA ISSN 1414-7394 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo v.1, 2017.Acesso em: 20 /10/ 2022.
FERREIRA, Luciana Novaes Vieira; PONTES, Ana Valéria Vargas; COSTA, Cláudio Vitor Ritti; SOUZA, Luciene de Fátima; CARVALHO, Vitor Cezar Moreira. O ensino da gestão financeira aplicada aos recursos pessoais: a percepção dos graduandos do curso de Administração. Disponível em: https://admpg2018.com.br/anais/2018/arquivos/06022018_130640_5b12bfa06dda7.pdf. Acesso em 10 de setembro de 2022.
FERREIRA, M. B., de Almeida, F., Soro, J. C., Herter, M. M., Pinto, D. C., & Silva, C. S. (2021). On the Relation Between Over-Indebtedness and Well-Being: An Analysis of the Mechanisms Influencing Health, Sleep, Life Satisfaction, and Emotional Well-Being. Frontiers in Psychology, 12.
FLORES, Silva Amélia Mendonça. Modelagem de equações estruturais aplicada à propensão ao endividamento: uma análise de fatores comportamentais. 2012. 192 p. (Dissertação de Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5001 Acesso em: 13 mai.2022.
FLORES.Silva Amélia Mendonça; VIEIRA, Kelmara Mendes; CORONEL, Daniel Arruda. Influência de fatores comportamentais na propensão ao endividamento. Revista de Administração Faces Journal. Belo Horizonte, v. 12 · n. 2 · p. 13-35 · abr./jun. 2013. Disponível em: www.fumec.br/revistas/facesp/article/view/808. Acesso em: 19 mar. 2022.
GALLERY, Natalie; GALLERY,Gerry; BROW, kerry; FURNEAUX, Craig. Financial literacy and pension investment decisions. Financial Accountability & Management, v. 27, n. 3, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIORDANO, Cassio Cristiano; ASSIS, Marco Rodrigo da Silva; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. 2019. A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/241442/pdf. Acesso em: 02 de setembro de 2022.
GUIMARÃES, Sinara; GONÇALVES, Roseane Maria Lima; MIRANDA, Ingride Andrade De. Propensão ao risco de endividamento excessivo dos servidores federais: um estudo na Universidade Federal de Viçosa – Campus, Rio Paranaíba. Revista Eletrônica Brasileira de Gestão e Engenharia, Viçosa, n. 12, p. 24-49, jul./dez. 2015. Disponível em: http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia.Acesso em: 10 agosto 2022.
HENNIGEN, Inês. Superendividamento dos consumidores: uma abordagem a partir da Psicologia Social. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza, v. 10, n. 4, p. 1173-1202, dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151861482010000400006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 03/09/2022.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor, 2. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.
KRÜGER, Fernanda. Avaliação da educação financeira no orçamento familiar. Trabalho de Conclusão de Curso, Concórdia: Repositório Institucional FATTEP, 2014. Disponível em: https://educacaofinanceira.com.br/wp-content/uploads/2021/11/tcc-educacao-financeira-no-orcamento-familiar.pdf. Acesso em :18/10/2022.
LIMA, Luiza Berto de; Ligia Greatti, SELA, Vilma Meurer; SOARES JÚNIOR, Carlos Alberto. Educação Financeira nas Escolas: um estudo sobre as ações implementadas nas escolas de ensino médio na microrregião de Maringá-Pr,2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/14086. Acesso em: 23/09/2022.
MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2017.
OLIVEIRA, Carlos Ítalo. Da dívida ao sofrimento: as relações entre endividamento e saúde. 2018. 87 p. Dissertação ( Mestrado em Administração) Centro de Ciências Aplicadas. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. Disponível em: www.uece.br. Acesso em: 14/11/2022.
OLIVEIRA, Anaelize dos Anjos. Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: como tem ocorrido na sala de aula?.2017. 161 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, PE, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32214/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anaelize%20dos%20Anjos%20Oliveira.pdf. Acesso em: 30 de setembro de 2022.
OLIVEIRA.Geovani Costa. Finanças pessoais e qualidade de vida no trabalho dos servidores: um estudo aplicado a uma instituição federal de ensino. 2015. 107 p. Dissertação (Mestrado Gestão Pública) – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese. Acesso em: 14 /09/ 2022.
OMS - Organização Mundial da Saúde. Relatório sobre a saúde no mundo. Saúde Mental: nova concepção, nova esperança. Genebra: OMS, 2001.
OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ecnonômico, 2013. BRASIL: Implementando a estratégia nacional de educação financeira. Disponível em: https://www.oecd.org/finance/financial-education/G20_OECD_NSFinancialEducation.pdf. Acesso em: 20 de agosto de 2022.
PRAÇA, Fabíola. Metodologia da Pesquisa Científica: Organização Estrutural e os Desafios Para Redigir o Trabalho de Conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, v. 8, n. 1, jan-jul, 2015. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/Wv6gU1E2QfWcnh2jMFduvw/content/Metodologia%20CientificaAcesso em: 18/10/2022.
PINTO, Ernane Pereira da Costa; ROCHA, Márcio Dourado. A importância da educação financeira na infância. Trabalho de Conclusão de Curso. Anápolis: Repositório InstitucionalUnievangélica, 2019. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/bitstream/aee/9380/1/ERNANE.pdf Acesso em: 01 de outubro de 2022.
RUFINO, Marta. Estresse financeiro na qualidade de vida no trabalho dos servidores em uma instituição pública de ensino superior no estado de Roraima. 2019. 108 p. (Tese)Rio de Janeiro. 2019.
SANTOS, L. S. A importância da educação financeira nas empresas sob o aspecto da produtividade e da redução dos acidentes de trabalho. Revista Científica Hermes. São Paulo, n. 8, p. 140-149, jan./jun. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?d=477647815008. Acesso em: 10 set. 2022.
SILVA, Dennis Costa da. A disciplina educação financeira na percepção dos alunos em uma escola pública de João Pessoa.Trabalho de Conclusão de Curso, João Pessoa: Repositório Institucional UFPB, 2020. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17357. Acesso em: 02 /08/ 2022.
SILVA, Inglid Teixeira da. Programa de educação financeira nas escolas de ensino médio: uma análise dos materiais propostos e sua relação com a matemática, 2013. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/25197. Acesso em: 23 de maio de 2022.
SILVA, Juliana Tomaz de Lima. Análise do endividamento e dos fatores que influenciam o comportamento de alunos universitários área temática: Gestão Econômica e Financeira. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/1372130.pdf. Acesso em: 02 de outubro de 2022.
SILVA, Juliana Tomaz De Lima; SOUZA, Dercia Antunes de. Análise do endividamento e dos fatores que influenciam o comportamento de alunos universitários. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/13722130.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 2022.
SILVA, Sandra Luiza Moraes; BEZERRA, Renata Camacho. A educação financeira como proposta para uma vida economicamente equilibrada. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_mat_unioeste_sandraluizamoraessilva.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2022.
SILVA, Sandriele Rosilene da; VASCONCELOS, Gabriela de; SANTOS, Joao Paulo Barbosa dos. Educação Financeira Pessoal: Como a falta de instrução sobre finanças pessoais interfere no comportamento financeiro dos graduandos em Administração e Economia. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/10121/13487. Acesso em: 14 de agosto de 2022.
SERASA, Mapa da Inadimplência no Brasil, 2022. Publicado em: Jan.2022. Disponível em : https://www.serasa.com.br/assets/cms/2022/Mapa-da-inadimplencia-Janeiro.pdf . Acesso em: 30 /08/ 2022.
SERASA EXPERIAN. Indicadores Econômicos, 2019. Disponível em : https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/indicadores-economicos/. Acesso em: em: 30 /08/ 2022.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2017
SOUZA, Dinuari Rocha . Endividamento do servidor público: uma análise econômica da situação da UNB. 2015. 87 p. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de Brasília, DF.
SOUSA, Almir Ferreira; TORRALVO, Caio. Fragata. Aprenda a administrar o próprio dinheiro: coloque em prática o planejamento financeiro pessoal e viva com mais liberdade. São Paulo: Saraiva, 2008.
SOUZA, Rainy Golfetti de; ALVIM-HANNAS, Anandy Kassis de Faria; SOUZA, Reginaldo Adriano de; VENTURA, Rita de Cássia Martins de Oliveira; SOUZA, José Carlos de. Consumo Infantil: A Influência da Mídia no Desejo de Compra das Crianças. 2016. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/18825214.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2022.
SOUZA. F.G.E. Qualidade de vida e endividamento: estilos de vida associados ao descontrole financeiro e consequências na vida pessoal e profissional. 2013. 124 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Empresariais, Universidade FUMEC, Belo Horizonte
TOLOTTI, M. As armadilhas do consumo: acabe com o endividamento. Rio de janeiro: Coleção Money, 2007.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987, 175p.
UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Projeto Educação Financeira para toda a Vida. I Olimpíada Brasileiro de Educação Financeira. 2019. Disponível em: https://security.ufpb.br/educacaofinanceira/contents/menu/opef-1/i-obef Acesso em: 23 de setembro de 2022.
VALERO, Isadora Cristina Ferreira. Educação financeira na infância: uma análise sobre a interdisciplinaridade da educação financeira na base curricular das escolas. Trabalho de Conclusão de Curso, João Pessoa: Repositório Institucional UFPB, 2020.https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/17370/1/ICFV30042020.pdf. Acesso em: 05/11/2022.
YAZBEK, Otávio. Regulação do mercado financeiro e de capitais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Layanne Mesquita dos Anjos, Marta Cacilda de Carvalho Rufino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.